quarta-feira, 2 de agosto de 2017

2 DE AGOSTO DE 2017 Segurança social quer pensionistas a receber pelos bancos … atenção às comissões

P
 
 
Mais e menos
 
 
  Rosa Soares  
Chegou o aumento extraordinário das pensões mais baixas. Os pensionistas com pensões até 631,98 euros vão ser aumentados em Agosto. Oaumento negociado no último Orçamento do Estado é de 10 euros, mas pode ser de apenas seis euros no caso das pensões actualizadas no período entre 2011 e 2015. Este aumento é relativo ao que recebiam em Dezembro de 2016. Em relação à pensão actual, o valor da actualização é menor. Isto porque, em Janeiro do corrente ano, foi feita a actualização anual legal de 0,5%, que será descontada ao aumento extraordinário. Por exemplo, um pensionista que tenha uma pensão de velhice de 400 euros e uma de sobrevivência de 150 euros teve em Janeiro um aumento total de 2,75 euros (dois euros na primeira e 75 cêntimos na segunda). Em Agosto, receberá mais 7,25 euros, perfazendo um aumento total de dez euros. Estão abrangidos pela actualização os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de segurança social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de protecção social convergente, com pensões devidas até 31 de Dezembro de 2016.
Segurança Social quer aumentar pagamento das pensões através dos bancos. Entre os CTT e a banca, a Segurança Social prefere o sector financeiro para pagar aos pensionistas. Na base da preferência está, segundo o organismo público, a poupança de custos. Aproveitando a comunicação do aumento extraordinário das pensões, que abrangerá cerca de dois milhões de pensionistas, a Segurança Social está a avisar os pensionistas que recebem mais de uma pensão (por vale do correio e transferência bancária) que terão de optarem por um dos meios. Se os pensionistas não disserem, no prazo de 60 dias, que preferem manter o vale de correio, a Segurança Social passará a pagar as pensões por transferência bancária. A resposta dos pensionistas não está nada facilitada. Será feita por carta, para o Centro Nacional de Pensões – nº6 1749 -001 Lisboa, a morada que aparece no final da carta que estão a receber. O número de telefone de apoio não tem previsto qualquer opção para esta situação. O envio de um envelope RSF (sem custos), para os pensionistas inserirem a sua resposta, não seria mais adequado?
Relacionamento dos clientes com a banca cada vez mais caro. A Segurança Social está a incentivar a transferência bancária numa altura em que os clientes, incluindo pensionistas, pagam cada vez mais pelos serviços bancários. A recente alteração das comissões da Caixa Geral de Depósitos não poupa os reformados. O banco público terminou com a isenção da comissão da conta de depósitos à ordem para os clientes que recebem reformas ou pensões acima de 835,50 euros. A isenção dessa comissão mantém-se apenas para pessoas com mais de 65 anos e crédito em conta (somatório das pensões) abaixo dos 835,50 euros. A Segurança Social quer privilegiar os pagamento pelos banco em relação a todos os pensionistas.
OPA da EDP Renováveis na recta final. O prazo para a venda de acções da EDP Renováveis na oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP termina amanhã, quinta-feira, às 15h00. A contrapartida não foi alterada, pelo que cada acção será vendida a 6,75 euros. O resultado da OPA será divulgado esta sexta-feira.



A partir de agora há novos incentivos à contratação de jovens e desempregados

Medidas dirigem-se a desempregados de longa duração e determinam a redução das contribuições das empresas que os contratarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário