quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Centenário da restauração do concelho | Descendentes do primeiro presidente da câmara recebidos




No ano em que se assinala o centenário da restauração do concelho da Marinha Grande, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, recebeu os familiares de António Mathias, o primeiro presidente da Câmara, após a restauração do concelho, eleito a 8 de outubro de 1917.

Paulo Vicente recebeu 3 netos (um de cada um dos três filhos de António Mathias), 6 bisnetos e 2 trinetos, entre outros familiares no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, na manhã de 31 de julho, salientando ser uma honra conhecer as gerações descendentes deste autarca. 

O atual presidente da Câmara lembrou a coincidência de, este ano, a Marinha Grande assinalar 100 anos enquanto município e de se realizarem eleições autárquicas no mês de outubro quando, há precisamente um século, a constituição dos órgãos autárquicos foi eleita no mesmo mês.

O encontro foi organizado por Clara Raposo, uma das bisnetas do primeiro presidente da Câmara como forma de reunir a família e de o homenagear no ano em que se celebram os 100 anos da sua eleição.

António Mathias nasceu na Marinha Grande em 28 de dezembro de 1863 e morreu a 5 de julho de 1936. 

De acordo com as informações biográficas disponibilizadas pela família, residiu na Rua Machado Santos, no rés-do-chão de um edifício de três andares (onde atualmente está instalado o Café Cristal) local em que exercia a atividade de representante bancário. 

Foi “proprietário de uma fábrica de pês e aguarrás no Engenho e possivelmente de uma serração de madeiras próximo da Estação de Caminho-de-Ferro da Marinha Grande”.

Deteve dois cargos na Câmara Municipal da Marinha Grande, o de presidente, eleito a 8 de outubro de 1917, e o de presidente da 6ª Comissão Administrativa da Câmara Municipal, eleito a 2 de novembro de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário