Enquanto dormia...
... no Brasil, Lula da Silva foi constituído arguido em mais um caso de corrupção e branqueamento de capitais. Terá recebido dinheiro da construtora Odebrecht para obras numa casa, desta vez em S. Paulo. O ex-presidente e novamente candidato fala de "uma trama judicial para impedir a sua candidatura presidencial" (onde é que já ouvimos isto?).
Mas Michel Temer não está em melhor situação. Hoje os deputados brasileiros votam se autorizam ou não a abertura de um processo contra o atual presidente brasileiro, que é também acusado de corrupção. Se dois terços da câmara baixa disserem sim, é afastado do cargo por 180 dias para ser julgado.
Um salto aos EUA, onde reina a confusão total. Vou tentar resumir sem me perder:
- Donald Trump deu uma embaraçosa entrevista ao Wall Street Journal em que fala sobretudo de... golfe. E foi a praticar o seu desporto de eleição que terá dito que passa tanto tempo fora de Washington porque a Casa Branca é uma “autêntica lixeira”.
- O comunicado de Trump Jr. sobre a reunião com a advogada russa que prometia revelações sobre Hillary foi ditado pelo pai, que mandou que se falasse apenas de adoção de crianças. A própria Casa Branca confirmou oficialmente a notícia.
- Por falar em notícias, há uma nova polémica em curso: a administração Trump e a Fox News são acusadas de conspirar para criar 'fake news'.
- Falsos eram também os emails com que filho, genro e chefe de gabinete do presidente americano (além do embaixador na Rússia) foram enganados por um impostor britânico;
- No meio da confusão, um general ganhou poder: John Kelly é agora o homem de quem se fala na equipa presidencial.
- Christopher Wray foi entretanto aprovado como novo diretor do FBI. Detalhe: Wray recusou prestar lealdade a Trump e diz que se for pressionado sai.
Mas a maior ameaça para Trump será seguramente a Coreia do Norte. Depois de ontem o secretário de Estado Rex Tillerson ter falado em “diálogo” e dito que os os "EUA não eram o inimigo", Trump anunciou o teste de mais um míssil balístico em resposta a Pyongyang, de onde vêm sinais (assustadores) de mais provocações. A CNN já faz contas aos custos de vidas militares numa possível guerra.
Mudando de agulha para os lucros da Apple: subiram 12%enquanto os fãs esperam pelo iPhone 8 (sobre o qual uma fuga da empresa já revelou pormenores).
Por cá, destaque para a investigação da PJ à alteração do PDM de Cascais. Segundo o DN, a câmara conseguiutransformar terrenos agrícolas numa área urbana, 'usando' a Fundação Aga Khan.
E para o grupo de trabalho parlamentar sobre as comissões bancárias, que está parado ha mais de um ano. A notícia do Jornal de Negócios os deputados não discutem o tema desde 5 de abril... do ano passado apesar de muitos protestarem agora com o fim de isenções em milhares de contas da CGD.
Nota ainda para o caos nas chegadas internacionais ao aeroporto de Lisboa que já é notícia no The Guardian.
Outra informação importante
Quem são os opositores de Nicolás Maduro? E pode algum deles derrubá-lo? Com a Venezuela mergulhada no caos, o João de Almeida Dias traça o perfil dos quatro homens que estão na linha da frente da oposição: Leopoldo López, descendente de Simon Bolívar, e António Ledezma, preso desde 2015 sem acusação, que ontem voltaram a ser detidos; Henrique Capriles, que quase derrubou o chavismo; e Ramos Allupo, o presidente da assembleia que Maduro ignora.
Por cá, é um restaurante de Lisboa que está no centro da polémica. Fica na Baixa e cobra 250 euros por um prato de marisco, mais de 100 por um robalo ou bacalhau, em contas para dois que ultrapassam muitas vezes os 500 euros. Há queixas na DECO e na ASAE, a polícia já foi chamada e os vizinhos falam num engano descarado aos turistas e numa má imagem para Portugal. Mas é difícil provar ilegalidade.
Os dois escândalos revelados por investigações do Observador estão sob análise da PGR. O Ministério Público está neste momento a "recolher elementos" para decidir se abre processos ao Huwaeigate, o caso das viagens pagas a políticos do PSD pela empresa tecnológica chinesa, e aos ajustes diretos de mais de um milhão de euros de juntas de Lisboa a militantes sociais-democratas.
De volta a Portugal, o dia ficou marcado por várias notícias do setor da saúde. A principal é o ultimato dos médicos ao Governo: se até dia 11 não conseguirem um acordo, avançam para greve; já se sabe também quanto vai custar o novo hospital de Lisboa: 16 milhões por ano; quanto à Agência do Medicamento, o Porto oferece três localizações, mas tem a concorrência de 18 outras cidades.
Dois destaques negativos: a sempre apontada como exemploComissão de Trabalhadores da Autoeuropa demitiu-se e há uma greve marcada para dia 30; e a dívida pública voltou a subir e já vai em 250 mil milhões de euros.
Os familiares das vítimas Pedrógão foram recebidos por Marcelo. E pediram em Belém uma investigação "independente e imparcial".
No bloco do futebol, o dia promete ser de Neymar. O jogador já se despediu dos colegas do Barcelona, segundo osjornais espanhóis, e deve assinar hoje mesmo pelo PSG, num negócio avaliado em mais de 200 milhões de euros. Além do brasileiro, quem mais ganha é o seu pai e agente: tanto que já lhe chamam o o cobrador do craque.
Mas houve também desenvolvimentos no caso que opõe Ronaldo ao fisco espanhol: CR7 reagiu no Instagram com a frase: "O que incomoda as pessoas é o meu brilho, insetos só atacam lâmpadas que brilham!".
Por cá, continua a polémica do Benfica e das claques que Luís Filipe Vieira disse que o clube não tem: Sporting e FC Porto reagiram, cada um com seu objetivo.
Nota ainda para o atentado no Afeganistão, que fez 29 mortos e mais de 60 feridos numa mesquita xiita; e para o tiroteio num tribunal de Moscovo onde eram julgados gangues russos, que deixou 3 vítimas mortais.
Os nossos especiais
Na análise à Execução Orçamental dos primeiros seis meses do ano há uma certeza: está tudo a correr bem e as metas vão mesmo ser cumpridas; e uma grande dúvida: os custos da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos podem borrar a pintura. É o que concluem Joana Vicente e Luís Morais Teles do Institute of Public Policy (IPP)
Arrancou o Meo Sudoeste. E não faltam histórias de um dos mais icónicos festivais de música do país. Entre cinco camiões TIR, o pó com que ninguém se importa e um chichi matinal, o André Almeida Santos conta como um festival chegou à Zambujeira há 20 anos.
A nossa opinião
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre "Coutadas e conflitos de interesse": "As nomeações recentes para a ANACOM mostram que o Governo ainda não percebeu a importância da regulação para um crescimento económico sustentável. Os conflitos de interesses eram mais do que óbvios".
- Maria João Marques escreve sobre algumas crónicas sobre a Venezuela: "Em boa verdade a crónica de Boaventura Sousa Santos não é só sobre a Venezuela. Além do enlevo pelo excelente regime chavista, o sociólogo de esquerda também delira com aquilo que chama de democracia".
- Paulo Sande escreve uma crónica de verão: "Digam-me os leitores que esta crónica é fútil, inútil, ignorável; digam-me que amar é irrelevante, porque só amamos por capricho, um fútil devaneio, e no fundo, lá no fundo, é a nós mesmos que amamos".
Notícias surpreendentes
Não é filme, aconteceu! E é assustador! Dois robôs de Inteligência Artificial abandonaram o inglês com que estavam programados e inventaram uma língua própria para falar entre si. O Facebook desligou-os.
O melhor mesmo é apostar na ficção. E agosto traz boas novidades no que a livros diz respeito: há "thrillers" emocionantes, contos de encantar e novas edições de Philip K. Dick e Georges Simenon.
Boas sugestões noutro capítulo, o da comida, é o que sempre nos deu o Tiago Pais, que decidiu deixar de nos dar o exclusivo das suas opiniões gastronómicas e seguir o seu próprio caminho (boa sorte camarada, com o bom paladar do costume). Fica para já a sua crítica ao O Watt, o novo restaurante do chef Kiko Martins.
Como é verão e tempo de férias, a Marta Leite Ferreira arranjoutrês ilusões de ótica irritantemente absurdas. Mas que revelam alguns segredos do cérebro.
Despeço-me, como quase sempre, com fotos. Primeiro coma melhor fotografia de Portugal, tirada no Algarve. E depois comas 100 imagens finalistas do maior concurso de fotos do mundo.
Já sabe onde encontrar boas fotos, mas também a informação sempre atualizada. É só clicar
Boa quarta-feira, feliz e produtiva (ou de descanso)
No Observador já estamos em modo Autárquicas 2017. E queremos que se junte a nós: por isso, se o seu presidente de câmara deixou promessas por cumprir ou tem um caso que gostaria de denunciar, preencha o formulário que já temos disponível. Avaliaremos todas as queixas e daremos tratamento editorial às que se justificarem
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário