terça-feira, 22 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga: Psicólogo também é gente.





Psicólogo tem medo, chora de noite no travesseiro e briga com a namorada  com o pai e com a vizinha. Brinca, corre da chuva para não estragar o penteado e segura a porta do elevador. Psicólogo sente fome, vazio, tem medo de errar a mão na educação dos seus filhos. 

Psicólogo faz dieta, não tem vontade de ir trabalhar às vezes e grita com o carro da frente que está te atrasando para a consulta médica. Psicólogo vai ao médico, faz exames, tem medo de agulhas e não se lembra de tomar remédio. 

Psicólogo tem crises de riso, fica nervoso, chora de alegria e comemora a vitória do seu time. Psicólogo tem ressaca. Alcoólica e moral. E promete que nunca mais vai beber. E bebe de novo. Psicólogo tem vontade de largar tudo e sair correndo. 

Psicólogo sente frio, sente fome, sede, calor  e faz xixi. Tem dor de cabeça e dor de barriga. Tem medo de ser assaltado e medo de barata. Escuta música alta no carro e canta junto. Chora vendo filme de romance e dorme cansada em frente à TV e torce pelo mocinho.

Psicólogo sofre, chora, grita, tem crise de identidade e esperneia. Fica de mal, termina relacionamentos e começa novos relacionamentos. Psicólogo tem depressão e ansiedade. Perde a paciência, a caneta, o carimbo é só não perde a cabeça porque precisa dela para atender o próximo paciente. 

Psicólogo cozinha, lava e passa. Busca o filho na escola, leva a mãe no médico e lida com as birras da filha no corredor do supermercado. Psicólogo quer largar tudo e vender miçanga na praia. Tem dúvidas, medos e incertezas. Psicólogo faz terapia, chora na terapia, sente raiva do seu psicólogo.

Psicólogo perde a paciência, perde o sono , quer colo de mãe e pede ajuda. Psicólogo lê muito, estuda muito, reclama do preço do livro e quer mudar o mundo. Psicólogo faz exercício para emagrecer, toma remédio para depressão e tem unha encravada.

Psicólogo  é gente.  Gente como a gente. Apenas um ser humano que resolveu ouvir e acolher a dor do outro. Alguém que durante  60 minutos esquece dos seus problemas, das suas dores e coloca toda a sua atenção para entender e ajudar seu paciente. 

Psicólogo se preocupa com o paciente, com a sua dor, seus traumas e passa o dia pensando, lendo para poder te ajudar. Ele só não te conta que muitos fios de cabelos brancos em sua cabeça se deva ao fato de querer o bem para os seus pacientes e sua constante preocupação com o outro.

Psicólogo vibra internamente com as conquistas dos seus pacientes e sente orgulho em dar alta e ver cada um deles caminhando com as suas próprias pernas e lidando com a sua dor. Sofre internamente quando se sente incapaz de ajudar o paciente e depois descobre que nesses dias são os dias que mais ajudou.

Psicólogo é gente. Gente como a gente. Nem mais nem menos. Apenas humano. Um humano cuidando de outro humano. Com seus erros e acertos. Falhas e sucessos. E sempre, sempre com o compromisso de ajudar seu paciente a libertar das suas cargas do passado, dos seus traumas, das suas dúvidas e medos.

Debora Oliveira
Psocologa clínica - CRP 06/123470

Nenhum comentário:

Postar um comentário