terça-feira, 22 de agosto de 2017

Urna com mil anos poderá conter crânio do Buda

caixao_-_buda.jpg
Arqueólogos acabaram de descobrir, no interior de uma urna de 1000 anos encontrada num templo budista de Nanjing, na China, um pedaço de crânio que pode ser do próprio Buda. O fragmento de osso é tão precioso que repousa num pequeno caixão de ouro, adornado com flores de lótus, uma fénix e deusesempunhando espadas.
valioso baú dourado estava selado no interior de uma urna de prata, que por sua vez repousava, lacrada, num invólucro de ferro fundido. Tudo decorado por imagens de espíritos da água e das nuvens tocando instrumentos musicais. Esse caixão peso-pesado, foi, então, escondido numa cripta de pedra.
Por outras palavras, os responsáveis por proteger o osso parietal há mil anos atrás estavam muito, muito interessados em preservar o fragmento por toda a eternidade.
Ao lado do crânio, três garrafas de cristal com restos mortais de santos budistas haviam sido abrigadas numa caixinha de prata. Tudo acompanhado de inscrições feitas por um homem chamado Deming,que se intitulava “Mestre da Iluminação Perfeita, Abade do Mosteiro de Chengtian e Detentor do Manto Púrpura” e atribuia o osso à Buda. Ele também relata a existência atribulada da caixa, que foi retirada do Templo de Bao’em, destruído numa guerra, para ser velado na cripta de pedra em que foi encontrado.
Os arqueólogos não entraram na questão da autenticidade no artigo em que anunciam a descoberta, publicado na tradicional revista científica Chinese Cultural Relics. Não há ainda provas definitivas de que o osso tenha realmente pertencido a Buda e é um mistério enorme para se resolver.
Fonte: PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário