terça-feira, 22 de agosto de 2017

Conselho de Disciplina da FPF pede processo sumário para árbitro Jorge Sousa

Resultado de imagem para Conselho de Disciplina da FPF pede processo sumário para árbitro Jorge Sousa
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Comissão de Inquéritos (CI) da Liga a abertura de um processo sumário ao árbitro Jorge Sousa, revelou à agência Lusa fonte ligada ao processo.
Em causa a atitude do juiz portuense no jogo Real-Sporting B da terceira jornada da II Liga de futebol, que se dirigiu ao guarda-redes ‘leonino’ Stojkovic em termos e linguagem que o Sporting considerou desadequados.
Segundo a mesma fonte, o CD da FPF espera receber já na terça-feira, na habitual reunião semanal, o auto de flagrante delito enviado pelo CI da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para poder tomar uma decisão imediata.
O comportamento de Jorge Sousa pode ser enquadrado à luz do artigo 198.º do Regulamento Disciplinar da Liga, referente a comportamento incorreto dos árbitros, que prevê penas entre um e cinco jogos de suspensão para os infratores.
Se for enquadrado à luz do artigo 192.º do mesmo regulamento, referente a “ameaças, injúrias e ofensas à reputação”, a moldura penal é mais gravosa e oscila entre o mínimo de três e o máximo de 15 jogos.
Apesar de constar dos regulamentos, o processo sumário nunca foi utilizado pela CI da LPFP, que tinha a competência exclusiva de abrir um auto de flagrante delito. Para esta época, os clubes, por iniciativa do CD da FPF, introduziram uma alteração que alargou a competência para solicitar a abertura de processos sumários ao CD da FPF e aos clubes.
Neste contexto, depois de ouvido o áudio da transmissão televisiva do jogo Real-Sporting B, divulgado nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social, o CD da FPF enviou hoje um requerimento ao CI da LPFP para que fosse aberto um processo sumário ao árbitro Jorge Sousa.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário