Os consumidores começam a preferir a qualidade em vez de promoções, disse à Lusa José Borralho, responsável pela Escolha do Consumidor, no âmbito de um estudo sobre as tendências do consumo em Portugal.
"A tendência demonstra que os consumidores estão a privilegiar a qualidade face às promoções", de acordo com um estudo que analisa os dados acumulados dos últimos quatro anos (2013-2016).
"O consumidor está muito mais alerta para os produtos, serviços e marcas que o satisfazem que para a vertente preço", acrescentou, dependendo das categorias.
Por exemplo, no caso de produtos de higiene para o lar, os consumidores escolhem a promoção, mas tal já não acontece quando se consideram os produtos da categoria higiene pessoal, "onde a questão da qualidade ganha peso", exemplificou.
De acordo com o estudo da Escolha do Consumidor, realizado a 1.937 indivíduos de ambos os sexos entre os 25 e 60 anos, residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, "depois de analisados oito grandes setores e mais de 40 categorias de produtos, a relação qualidade/preço continua a ser o principal motivo que leva os consumidores a procurarem uma marca em detrimento de outra".
No segmento de lojas e grande distribuição, a Escolha do Consumidor destaca que a "diversidade de produtos e a credibilidade das marcas têm vindo a crescer como fatores que influenciam no ato de compra", acrescentando que "as promoções, apesar de terem ganhado relevo face aos anos anteriores, não são o principal motivo na escolha na compra de uma determinada marca".
Por exemplo, o estudo concluiu que nos produtos alimentares, as novidades e as promoções ganham importância, tal como a qualidade e exclusividade.
"No caso específico do café, 91% dos inquiridos afirma que a qualidade é o ponto essencial na escolha da marca a comprar", refere a Escolha do Consumidor.
Por exemplo, nos produtos infantis, onde constam as papas, carrinhos e cadeiras de automóvel, "os consumidores privilegiam a segurança e o preço em detrimento das promoções e relação com as marcas".
Na área da banca e seguros, "a distinção nos produtos oferecidos e a qualidade dos mesmos ganham terreno, com os consumidores a privilegiarem a relação preço/cobertura", salientando que neste setor as promoções "são o principal motivo de compra para 80% dos inquiridos".
Lusa
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