O Governo quer criar um imposto para a chamada comida de plástico, como hambúrgueres e pizzas. A medida deverá ser discutida nas negociações do Orçamento do Estado e pode entrar em vigor já no próximo ano.
Depois das bebidas açucaradas, agora o Governo quer um novo imposto sobre a junk food. De acordo com o Jornal Económico, os alimentos pouco saudáveis com elevados teores de sal ou gorduras saturadas podem vir a sofrer um aumento já no próximo ano.
O assunto deverá ser discutido em breve nas negociações do Orçamento do Estado para 2018 por exigência do ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes admite que a comida pouco saudável é um alvo prioritário nos planos orçamentais do próximo ano e promete medidas para proteger a saúde pública.
Na Europa a medida é aplicada em vários países como a Finlândia e Hungria, apesar das críticas da indústria alimentar.
Por cá, os partidos que apoiam o executivo garantem que a proposta ainda nao lhes foi apresentada e esperam para ver.
O Bloco de Esquerda lembra que o chamado lixo alimentar tem implicações óbvias na saúde mas avisa que o imposto pode vir a sobrecarregar os mais pobres, que têm mais tendência a consumir alimentos mais batatos.
Já o PCP não concorda e diz que o caminho para evitar maus hábitos alimentares não se faz à custa do aumento de impostos.
Fonte: SICNOTICIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário