sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Desfile do Carnaval de Ovar na Feira de S. Mateus Folia chega à Cidade de Viriato no domingo

DSC_3767

Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval de Ovar vai marcar presença na secular Feira de S. Mateus, em Viseu. O desfile carnavalesco está agendado para domingo, dia 03 de setembro, pelas 21 horas, na Avenida do Picadeiro, prometendo muita folia, alegria e animação - tão características do Carnaval vareiro, na mais antiga Feira da Península Ibérica.

O desfile de Carnaval de Ovar na Feira de São Mateus será uma mostra do Carnaval vareiro, no qual estarão representados 12 Grupos Carnavalescos (Marados, Carrucas, Pindéricus, Zuzucas, Condores, Vampiros, Hippies, Marroquinos, Pierrots, Xaxas, Garimpeiros e Catitas), cinco Grupos de Passerelle (Joanas do Arco da Velha, Levados do Diabo, Palhacinhas, Barulhentas e Melindrosas) e quatro Escolas de Samba (Costa de Prata, Charanguinha, Juventude Vareira e Kan-kans), envolvendo mais de 250 participantes e alegorias diversas. Barcos, carrinhos de bebé, bolas coloridas, cabeças, cegonhas, soldados de chumbo e ilhas paradisíacas serão algumas das alegorias apresentadas em formatos divertidos, coloridos e desproporcionais, coreografias e danças de encantar e ainda algum samba à mistura, símbolo da criatividade e originalidade do Carnaval de Ovar.

O Carnaval de Ovar constitui a maior e mais reconhecida festa da cidade e do concelho, assumindo-se como uma tradição marcante na cultura, no modo de vida e no sentir vareiro. É a festa por excelência do concelho, sendo organizado há mais de 65 anos e é também o único Carnaval que tem ao seu dispor uma Aldeia do Carnaval, mais um símbolo diferenciador.

A Feira de São Mateus, por seu lado, é um marco na agenda da região centro e até mesmo do país. O certame conta 625 anos de história e é uma experiência inscrita no imaginário de muitas pessoas. São 38 dias de Feira, de 11 de agosto a 17 de setembro, em que se regista mais de um milhão de entradas. É uma cidade que nasce dentro da cidade, no verão, com espetáculos, diversões, gastronomia, artesanato, exposições e uma forte ligação à comunidade, com especial destaque para os emigrantes. Pela sua dimensão e duração é um dos maiores eventos do país, assumindo ainda relevância económica e cultural.

Para Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar, responsável pelo Carnaval de Ovar “Levar o Carnaval de Ovar à Feira de S. Mateus resulta numa simbiose perfeita de dois grandes eventos culturais, com tradições enraizadas e uma projeção nacional. Trata-se de uma oportunidade única de promover o nosso carnaval nesta região do país e num evento de tão grande impacto. Agradeço à Viseu Marca, na pessoa do Dr. Jorge Sobrado, a renovação deste convite, desejando que o nosso desfile de Carnaval na Cidade de Viriato seja novamente um sucesso”.

Praça da República * 3880-141 OVAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário