quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Protocolo entre Vodafone e Município Figueiroense


Foi hoje assinado um protocolo entre a Vodafone Portugal e o Município de Figueiró dos Vinhos com o intuito de criar e reforçar a cobertura da rede móvel e de Internet em determinadas zonas geográficas do concelho.

Numa era em que as comunicações assumem importância vital tanto na sociedade como na economia global e tendo o Município um papel fundamental na sustentação do acesso de toda a população a bens e serviços essenciais, nomeadamente no acesso a comunicações móveis, a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos encetou contactos com a Vodafone no sentido de aumentar a capacidade de melhoria dos equipamentos e de soluções tecnológicas para acesso remoto à rede móvel e de internet em zonas ainda não cobertas por sinal.

A Vodafone Portugal tem em curso um projeto de âmbito nacional com base em soluções inovadoras, de acesso a redes móveis em territórios de baixa densidade populacional e que através de um conjunto de equipamentos de reduzidas dimensões designados por Smallcells/ Femtocells, tem conseguido levar a sua rede a zonas de cobertura reduzida ou até mesmo inexistente. Um projeto ambicioso e empenhado, que será estendido ao Concelho de Figueiró dos Vinhos.

A parceria pretende, deste modo, dotar as áreas mais deficitárias do Concelho de Figueiró dos Vinhos, no que respeita à cobertura de redes móveis e de internet, de mecanismos tecnológicos que mitigam o seu isolamento, através da implementação deste projeto-piloto.

As infraestruturas, a instalação e a manutenção dos referidos equipamentos beneficiarão da isenção das taxas municipais vigentes no Regulamento Geral de Taxas Municipais do Município de Figueiró dos Vinhos, enquanto que os restantes custos associados a estes equipamentos serão da responsabilidade da Vodafone.

O protocolo abrangerá, inicialmente, as zonas de Vale Vicente, Vilas de Pedro, Ribeira Velha e Foz de Alge, podendo ser alargado a outras áreas geográficas figueiroenses indicadas, posteriormente, pelo Município. A articulação e coordenação entre a Vodafone, o Município e outras entidades locais tornam-se, assim, primordiais para o desenvolvimento deste projeto. Um projeto que vai ser acompanhado pelo Município e para o qual este se torna crucial na efetivação das condições necessárias ao seu desenvolvimento, beneficiando o interesse público e a dinamização da economia digital e da Sociedade da Informação, objetivos estratégicos da Agenda Digital do Governo e da União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário