quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Exposições em Torres Vedras relacionadas com o programa "Romed

Torres Vedras vai acolher exposições relacionadas com programa europeu destinado a promover a integração das comunidades ciganas

Duas exposições vão ser inauguradas no próximo dia 9 de setembro relacionadas com a adesão do Município de Torres Vedras ao programa Romed.

Recorde-se que este programa tem como objetivo principal assegurar a equidade da mediação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas, promovendo a mudança através da participação democrática da população. O Romed2 utiliza princípios de boa governança e exige a organização da comunidade como meio de desencadear um processo que seja sustentável e justo para todos. Promovido pelo Conselho da Europa, o Romed2está atualmente a ser implementado em dez países europeus (Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Eslováquia, Macedónia e Roménia).

A primeira destas mostras será inaugurada pelas 17h30 na Cooperativa de Comunicação e Cultura. Trata-se de uma exposição de fotografia de Sérgio Aires, intitulada “Singular do Plural”Esta exposição é promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza, para quem “o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova a informação e o conhecimento sobre os cidadãos ciganos portugueses, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para o desenvolvimento e o agravamento de estereótipos e preconceitos”. Neste sentido, o objetivo desta organização é continuar a apostar em ações de sensibilização direcionadas para a sociedade em geral no sentido de promover o desenvolvimento de uma cultura de participação e de solidariedade, de forma a reconhecer e a compreender estes cidadãos, assim como as suas necessidades e especificidades culturais.

Este trabalho de sensibilização e de informação “é fundamental para a coesão social e a promoção da dignidade de todos os seres humanos, ultrapassando também o sentimento de desconfiança e de receio que existe por parte dos vários cidadãos”.

Esta exposição estará patente até 7 de outubro.

A segunda exposição será inaugurada pelas 19h, na Casa Jaime Umbelino, intitulando-se “Raízes Soltas”. Raízes que são “fragmentos de um vasto mosaico feito de palavras. Alimento, memória, barro, mas também LIBERDADE…  e eis que se alinham para a composição. Sim, raízes e liberdade podem ser palavras recíprocas uma da outra, embora respirá-las em simultâneo para uns seja coisa fácil e para outros uma façanha. Depende dos caminhos que se fizeram e dos pés. Pelos pés os caminhantes podem reconhecer os castigados, os que fogem antes que chegue a morte, os calçados e os descalços… Pés do tempo e do contratempo, pés que bailam ou que permanecem acorrentados”.

De referir ainda que a inauguração desta exposição contará com a mostra de animação "Bang Bike", a levar a cabo pela empresa Slingshot na fachada do edifício da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.

A exposição “Raízes Soltas” estará patente até 14 de outubro.

Câmara Municipal de Torres Vedras



Nenhum comentário:

Postar um comentário