quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O autêntico patriotismo e o nacionalismo mal compreendido

   Plinio Corrêa de Oliveira (*)


A doutrina católica se opõe nitidamente a qualquer tendência intelectual destruidora do ideal patriótico.
Mas, para que esse ideal não seja vulnerado pelos ataques de seus adversários, é imprescindível que uma reação se esboce contra o falso conceito de patriotismo que tem sido veiculado entre nós por um nacionalismo mal compreendido.
Por enquanto, nosso patriotismo se tem estribado principalmente nas belezas naturais com que a Providência ornou o Brasil.
Nossos poetas têm celebrado à porfia as palmeiras de nossa terra,“onde canta o sabiá”, a espessura de nossas selvas, a beleza de nosso litoral e a riqueza de nosso solo.
Pergunte-se a uma pessoa de cultura média qual a razão por que se ufana de ser brasileira e, imediatamente, num arroubo de entusiasmo, ouviremos a interminável lista de referências ao nosso céu de anil, à nossa fauna, flora etc.
Rarissimamente virá à tona uma referência à inteligência de nosso povo, ao seu tino musical invulgar, às tradições históricas brilhantes que o honram, e ao magnífico futuro que a Providência lhe reserva.
Ora, está aí, precisamente, o grande erro a que temos sido induzidos por um nacionalismo mal compreendido.
É certo que nos devemos ufanar da beleza natural de nossa Pátria. Muito mais do que isto, porém, nos honra o fato de descendermos da raça de gigantes que, desbravando selvas, dominando selvagens e domando feras, abriram em um continente por eles descoberto uma civilização que o futuro tornará florescente.
A figura sublime de um Amador Bueno da Ribeira nos honra mais do que a Baía de Guanabara. Os sermões do Padre Anchieta nos dão mais lustre do que as cachoeiras de Paulo Afonso e das Sete Quedas, e nem toda a majestade do Amazonas tem a beleza austera e suave de nossa velha vida familiar, profundamente imbuída de espírito de Fé, e ainda hoje preservada — até certo ponto — do vírus fatal do modernismo.
A mentalidade brasileira, no que ela tem de tradicional e nacional (pois que, no Brasil, tradicional, nacional e católico são ideias concêntricas), contém em si germens de uma grande civilização.

Fonte: ABIM
________________
(*) Excertos do artigo “Patriotismo”, em “O Legionário”, nº 105, de 2 de outubro de 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário