segunda-feira, 2 de outubro de 2017

360º - Diabo à solta no PSD e no PCP. As análises, as fotos e os números da noite eleitoral. E ainda: manual de instruções para a crise na Catalunha

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... houve uma hecatombe à direita, com um resultado de pesadelo para o PSD em Lisboa e no Porto; e houve outra hecatombe à esquerda, com o PCP a perder um terço das suas câmaras, incluindo Almada e Barreiro. Também houve uma explosão à direita, com o CDS a ultrapassar largamente o PSD em Lisboa; e outra à esquerda, com o PS a ter a sua "maior vitória de sempre". O resumo de uma noite eleitoral cheia de choques e de surpresas está aqui, feito pelo Vítor Matos.

De um lado:

Do outro lado:
  • O PS teve uma vitória nunca vista, que leva muita gente a começar a falar em maioria absoluta;
  • O PCP foi humilhado, com a perda de um terço das suas câmaras. Entre as dez derrotas estão cidades como Almada e o Barreiro. A "geringonça" ficará em perigo?
  • O BE conseguiu subir em mandatos (e entrar, por exemplo, em Lisboa, onde pode ser chamado a ajudar à governação), mas não ganhou nenhuma câmara.
E as duas cidades mais importantes?
  • Em Lisboa, o PS ficou a um mandato da maioria na Câmara. O CDS ultrapassou o PSD, mas juntos têm mais lugares do que tiveram coligados. A CDU manteve e o BE conquistou um lugar.
  • No Porto, Rui Moreira ganhou a maioria absoluta. Manuel Pizarro fez tudo para transformar os resultados numa vitória. A CDU elegeu um vereador, mas o BE não. O PSD falou em “desvio de votos” anti-PS.

No resto do país, houve surpresas e confirmações:Isaltino Morais teve uma vitória total em Oeiras; Coimbra, Sintra e Aveiro, por exemplo, reelegeram os seus presidentes; Loures deu a vitória ao PCP e o terceiro lugar a André Ventura.

Para ver: o Observador esteve nos bastidores da campanha eleitoral de Fernando Medina, Assunção Cristas e Teresa Leal Coelho e tirou fotos exclusivas dos candidatos nas suas salas reservadas.

Para rever: os discursos dos líderes estão neste vídeos; as frases de sete vencedores estão neste; e as de seis derrotados estão neste.

Para sorrir: o Tiago Pereira foi descobrir que resultados conseguiram os Tesourinhos da campanha (e foi da Borralha à Orca, passando pela Branca); e fomos recolher os melhores memesda noite. 

Para consultar: todos os resultados, freguesia a freguesia, podem ser vistos no nosso interactivo.

Para reflectir:


Mais informação importante
Na Catalunha, o governo regional declarou a vitória do "sim", com cerca de 90% de votos (e 42% de participação, ou seja, 58% de abstenção). A declaração formal da independência deve estar por dias, depois de Carles Puidgemont ter afirmado: "Ganhámos o direito de ser um Estado independente". Do lado de Madrid, Mariano Rajoy declarou que o referendo "não existiu" e convocou todos os partidos para conversas. As fotos mostram como foi o dia, que acabou com 844 feridos em confrontos. Para que perceba como as coisas estão esta segunda-feira, o João de Almeida Dias escreveu o manual de instruções para uma crise sem fim à vista.

Nas últimas horas, um tiroteio em Las Vegas fez vários mortos num festival de música “country”. Um suspeito está morto, mas pode haver outros responsáveis.

As duas mulheres acusadas de assassinar o meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, declararam-se inocentes na abertura do julgamento. Segundo elas, achavam que estavam a fazer uma partida inocente para um programa de apanhados.

Um relatório divulgado pelo Governo recomenda umagrande mudanças nas prisões: propõe a construção de cinco novas cadeias e o fecho, por fases, de oito (Lisboa, Caxias, Setúbal, Ponta Delgada, Odemira, Silves, Leiria e Viseu).

As temperaturas vão subir novamente esta semana (e vem aí um feriado), chegando aos 37 graus de máxima em Santarém. Quinze concelhos foram colocados em risco máximo de incêndio.

A Monarch, quinta maior companhia aérea do Reino Unido, vai deixar de voar e cancelou todos os voos, afectando 110 mil pessoas. Os seus aviões faziam ligações a Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

Sporting e FC Porto empataram, com sete defesas de Rui Patrício a impedirem os portistas de ganhar em Alvalade. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que o FCP foi melhor na abordagem, na entrega, na velocidade, na maturidade, na tática e na técnica.

Uma das figuras do jogo foi Marega, "pela força que deu ao ataque, pela superioridade que fez na defesa e pela bola que acertou na trave". Do outro lado, o Sporting igualou o pior registo de 2016/17 e, lembra o Tiago Palma, não fazia tão poucos golos em casa desde 1990. Fora do campo, houve cânticos, provocações e umas escaramuças entre potes de fumo.

No outro jogo da noite, o Benfica empatou com o Marítimo. Na crónica do jogo, o Rui Miguel Tovar lembra que é a terceira vez seguida que os benfiquistas perdem pontos longe de casa.


Os nossos Especiais

Há 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca, mas só 0,13% precisam de um transplante. Salvador Sobral é um deles. Quatro cardiologistas explicam à Marlene Carriço e à Tânia Pereirinha o que está em causa.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve ainda sobre as autárquicas: "Ao PSD, resta a opção de aceitar ou não o aviso: se não tentar ganhar as legislativas, como não tentou vencer as autárquicas, perdê-las-á com estrondo. E perderá a confiança do eleitorado de direita".

Helena Matos escreve sobre os "Sem-sem": "Se é sem não quero. Cada sem que nos vai libertar disto e daquilo traz uma lista de com isto e aquilo que transformará a nossa vida num inferno. Seja na Catalunha, nos autocarros ou ao jantar".

Alberto Gonçalves escreve sobre "Os autocarros do amor": "Felizmente, à revelia da propaganda que tanta 'vender' os transportes públicos a título de amigos do ambiente ou da circulação urbana, há jornalistas sem medo de os denunciar como os amigos do deboche".

Ruth Manus escreve "Os portugueses são grosseiros?":"Em Portugal eu aprendi que ser reservado pode ser um grande ato de sabedoria, ao invés de falar sobre todos os assuntos com qualquer pessoa, em qualquer circunstância".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre os "católicos ‘protestantes’": "Os autores da 'correcção filial' ao Papa Francisco esquecem que a Amoris laetitia não é um texto dogmático, nem jurídico, mas pastoral para ser interpretado à luz do magistério e da tradição da Igreja".


Notícias surpreendentes

No mais recente jantar da Rota das Estrelas, o Observador trocou a mesa pela cozinha, onde estavam sete estrelas Michelin. As fotos mostram como foi.

No sábado, a Fundação Francisco Manuel dos Santos debateu a igualdade. Falou-se em globalização e tecnologia,em racismo (com Ruby Bridges), e em ideias como o Rendimento Básico Incondicional, que, segundo Philippe Van Parijs, pode fazer com que “quem limpa casas de banho venha a ganhar mais do que um professor”.

Há duas críticas de livros a não perder:
  • “O Escritor Fantasma”, de Philip Roth, recebe cinco estrelasde João Pedro Vala;
  • “O Caminho Imperfeito”, de José Luís Peixoto, recebe duas estrelas de Carlos Maria Bobone.

Esta semana vai começar com os estilhaços das autárquicas, que vamos seguir atentamente no Observador. Outro tema: já daqui a nada é anunciado o Nobel da Medicina.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário