sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Feira dos Santos em Valença do Minho

O que não pode perder nos dias 1 e 2 de Novembro!
Nos próximos dias 1 e 2 de novembro, Cerdal vai reviver a tradicional Feira dos Santos, a maior do Noroeste Peninsular. A tradição mantém-se há séculos atraindo portugueses e galegos a uma feira onde se vende de tudo.
Mais de 400 tendas de vestuário, louças e calçado, as tasquinhas, a vende de gado, de produtos do campo e maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos dão corpo a este evento.
Séculos de Tradição
Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes de ambos os lados da fronteira. A feira já aparece documentada em 1758, e, ao longo dos tempos, tem-se constituído como um verdadeiro ponto de confluência de povos, onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.
Feira dos Santos e das Trocas
Há séculos que a tradição manda que no dia 2 de novembro a Feira dos Santos se transforme na Feira dos Trocas. Uma tradição antiga de trocar os produtos adquiridos na véspera que, por alguma razão, não serviam.
Conhece os Perícos? Só Encontra Aqui!
Esta época proporciona um fruto único no mundo, os Perícos, possível de encontrar apenas em Valença.
Os espaços envolventes à Capela de São Bento reúnem as lavradeiras da região que, nesta época, vendem, sobretudo, os perícos (peras pequenas típicas desta região), as castanhas cruas ou cozidas, as nozes, os dióspiros e muitos outros produtos do campo.
Alma Minhota na Noite de 31 de Outubro e 1 de Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário