sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ Parlamento catalão declara a independência

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
27 dias depois do referendo, o parlamento catalão declarou independência após votação secreta. Com o 155 aprovado no Senado, Rajoy quer demitir o governo de Puigdemont e pede "tranquilidade".
Quem poderá ser detido e por que crimes? Para além de Carles Puigdemont, o Ministério Público espanhol estende agora a sua ação à presidência do parlamento catalão e, possivelmente, aos deputados.
Presidente não baixa o tom, mas também não alimenta "guerra" com S.Bento. Deixa o aviso que o Presidente não muda, embora defina como uma prioridade ter um governo forte que chegue ao fim do mandato.
Em carta enviada ao ministro das Finanças, os comissários europeus pedem esclarecimentos adicionais até 31 de outubro. E avisam para riscos de desvio significativo no défice de 2017 e 2018.
O juiz que assinou o polémico acórdão que cita Bíblia e o Código Penal de 1886 está a ser investigado por falsas declarações. O caso envolve um roubo de matrículas e uma operação da GNR, em Loures.
Depressa: esta sexta-feira é o último dia em que pode comprar Certificados do Tesouro Poupança Mais. Em cinco anos, rendem duas vezes mais que os novos Certificados de Tesouro Poupança Crescimento.
Aptoide lança o primeiro protocolo blockchain aberto e distribuído para App Stores, criando uma nova moeda digital, as AppCoins. Primeira oferta inicial de pré-venda de AppCoins decorre na Web Summit.
Escaparam à mira de Stephen Paddock, mas agora estão a ser atacados na Internet. Há defensores de teorias da conspiração que garantem que os acontecimentos de dia 1 foram encenados pelo governo.
Jennifer Appel, Tasha Fuiaba e os seus dois cães planeavam navegar do Havai para o Taiti, mas viagem foi de mal a pior. Tudo começou com uma perda de motor, que as condenou a cinco meses em alto mar.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, diz que não pode "fechar os olhos" a "15 dias de treino que não foram de acordo com as exigências". Em Espanha, o El País coloca Casillas na Premier League.
O livro "Haunted Places", de Robert Grenville, mostra-nos 15 sítios assombrados à volta do mundo. Desde Jim Morrison a passear junto à campa até uma casa da ópera com seres de outro mundo. 
Opinião

Rui Ramos
A pretexto da floresta, o governo vai tornar a vida ainda mais difícil às populações rurais. A Idade Média foi o tempo dos povoadores. Vivemos agora no tempo dos despovoadores.

Diana Soller
A vitória de Madrid foi dar tempo aos governantes catalães para exporem as suas divergências em público. Rajoy montou a armadilha a Puigdemont com um compasso de espera que este não foi capaz de gerir

José Milhazes
A necessidade da criação de meios de informação concentrados no desmascaramento de notícias falsas vindas do Kremlin é urgente, devendo a União Europeia agir nesse sentido.

Helena Garrido
O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.

José Manuel Fernandes
O país que ardeu é um país que Lisboa desconhece. Nele o grande desafio será encontrar energia e gente para reconstruir, mais difícil ainda para reformar. Por isso dói tanto a arrogância da ignorância

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário