sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Vem aí a mudança da hora. Prepare-se

Resultado de imagem para Vem aí a mudança da hora. Prepare-seEste fim-de-semana ganha uma hora e, na próxima semana, quando acordar, já não vai ver as estrela no céu.
A hora de Inverno está a chegar. Às duas da manhã do domingo, 29 de Outubro, os relógios deverão atrasar uma hora, para a 1h00.
Isto, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. Nesse mesmo instante será uma da manhã na Região Autónoma dos Açores, pelo que quem lá vive deverá atrasar o relógio para as 00:00 h
Esta será a hora legal de Inverno, que vai vigorar durante cinco meses, até 25 de Março de 2018.
Como é que esta mudança interfere no nosso organismo?
Com a diminuição da duração da luz solar, o organismo aumenta a produção de melatonina, uma substância natural que actua diretamente no sono e que determina o ciclo sono-vigília.
Por outro lado, diminui a produção de serotonina, um neurotransmissor que actua no cérebro e regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, as funções intelectuais – ou seja, é muito importante no nosso bem-estar.
Quando a serotonina se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, à dificuldade em adormecer, à sonolência durante o dia, a distúrbios de memória e vontade de comer a qualquer hora, especialmente doces.
Estas alterações biológicas são normais na estação do ano em que vamos entrar, mas os sintomas que provocam podem ser potenciados pela mudança da hora.
Segundo os especialistas, o desconforto pode ir de 24 horas até cinco dias após a transição. Se ultrapassar os cinco dias, pode ser preocupante e poderá ser necessário procurar ajuda especializada.
Sinais de que a serotonina está baixa
A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de:
  • Mau humor pela manhã
  • Sonolência durante o dia
  • Inibição do desejo sexual
  • Vontade de comer doces
  • Comer a toda hora
  • Dificuldade na aprendizagem
  • Distúrbios de memória e de concentração
  • Irritabilidade
Cansaço e ficar sem paciência facilmente também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea
renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário