quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

360º - Pedro Dias fala esta manhã e advogados garantem: "Há crimes que ele não praticou". Mais: 17 mortos em tiroteio nos EUA; a goleada ao FCP


1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um tiroteio numa escola da Florida fez 17 mortosO autor foi Nicolas Cruz, um ex-aluno de 19 anos que já está detido. É o 18.º tiroteio numa escola americana este ano.

Em pânico, os alunos colocaram vários vídeos nas redes sociais do momento em que o atirador começou a disparar. Num deles, conta o The New York Times, só se ouvem tiros e alguém a gritar "Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!".

O atirador usou uma AR-15, a arma mais usada em tiroteios escolares. O The New York Times explica, neste vídeo, porque é que isso acontece.

O FC Porto foi ontem goleado pelo Liverpool, num encontro que acabou em 5-0. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve sobre o papel de um inglês nascido em Cascais na vitória do Liverpool.

Esta foi a pior derrota caseira na história do FCP: em competições europeias, nunca tinha sofrido mais do que três golos em casa. Mais: há 73 anos que os portistas não sofriam cinco golos no seu estádio.

Em Espanha, o Real Madrid venceu o PSG por 3-1. Quem foi o responsável pela reviravolta? Ronaldo, como é evidente. Na crónica do jogo, o Tiago Palma explica o que aconteceu.


Mais informação importante
Esta manhã, começa a falar em tribunal Pedro Dias, o fugitivo de Aguiar da Beira que é acusado de vários homicídios. Estamos a seguir em direto a sessão no tribunal e pode acompanhar todos os pormenores aqui.

Antes, os advogados de Pedro Dias falaram com a Rita Porto. Numa longa entrevista, recordaram como o caso lhes veio parar às mãos, contaram os bastidores da rendição do fugitivo, à frente de jornalistas, garantiram haver "explicações" para o que Pedro Dias fez e anteciparam uma das linhas de defesa: "Há crimes que ele não praticou".

Ontem conheceram-se as medidas de coação aplicadas noutro caso importante, aos juízes Rui Rangel e Fátima Galante. Ambos ficam suspensos de funções e proibidos de contactar com "várias" pessoas; e Rangel está ainda proibido de sair do país sem autorização, uma vez que tem também nacionalidade angolana.

Luís Filipe Vieira é arguido em mais um processo. O presidente do Benfica foi ouvido ontem no DIAP a propósito do chamado "caso dos capangas", que está relacionado com um jogo com o Desportivo das Aves.

No caso Manuel Vicente, as contradições entre as declarações de Cândida Almeida, Orlando Figueira e Paulo Blanco levaram o juiz a aceitar uma acareação entre as partes. Mas cada um manteve o que disse.

Uma consequência deste caso: a Procuradoria-Geral da República admite reabrir os processos contra Manuel Vicente que foram arquivados por Orlando Figueira. A notícia é avançada pelo Eco.

E, agora, vamos deixar os tribunais e entrar na política.

A frase do dia: "Posso quase assegurar que não haverá nenhum serviço público em que não faltem recursos humanos. Todos os meus ministros se queixam". No debate quinzenal no Parlamento, António Costa assumiu os problemas de recursos humanos na administração pública. Depois, o primeiro-ministro voltou a pegar-se com Assunção Cristas e Hugo Soares. E ainda elogiou Passos Coelho por ser aquele o seu último debate como líder - mas o presidente do PSD não apareceu.

Do debate, saíram três fact checks do Observador. O Governo permitiu que trabalhadores fizessem 850 horas extraordinárias? O Governo de Costa baixou o abandono escolar precoce? Portugal está a crescer “poucochinho” comparado com os outros países? Veja aqui quem foi enganador e quem esteve certo

Na contagem decrescente para o congresso do PSD, que começa já esta sexta, há uma certeza: o novo líder vai ser aclamado já com uma oposição interna pronta a atacar, algo que não acontecia há dez anos. O Vítor Matos explica o que está em causa.

Mais um crítico falou hoje: Miguel Albuquerque avisa Rio que não pode ser “bengala” de um governo de esquerdas. O líder do PSD-Madeira falou à TSF.

Mas há um adversário que aceitou baixar as armas. Rui Rio convidou Pedro Santana Lopes para ser cabeça de lista ao conselho nacional e tudo indica que ele vai aceitar.

Outro cargo que terá que ser decidido em breve é o de líder da bancada. Hugo Soares, que deixa o lugar, anunciou que as eleições para o seu sucessor serão na próxima quinta-feira, 22 de fevereiro.

Hoje é um dia para ter atenção ao seu dinheiro:

Ainda sobre dinheiro: a economia portuguesa voltou a crescer em 2017. O valor ficou nos 2,7%, o mais alto desde 2000.

O Governo vai alargar os doutoramentos aos institutos politécnicos. Hoje, aprova em Conselho de Ministros mais medidas na educação, que também mexem nos mestrados.

As autoridades francesas anunciaram ontem terem encontrado os restos mortais de Maëlys de Araújo, a lusodescendente de 9 anos que desapareceu de um casamento em agosto do ano passado. O suspeito confessou o crime e a polícia encontrou vestígios de sangue da vítima no seu carro.

autor confesso do assassinato é um ex-militar, criador de cães e suspeito de outro desaparecimento. Como chegou Nordahl Lelandais até aqui?

Quem é Chloe Kim? É uma campeã de 17 anos que se tornou um fenómeno com um tweet a meio da prova nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Depois de muita pressão, Jacob Zuma demitiu-se finalmente do cargo de Presidente da África do Sul.É suspeito de vários crimes de corrupção.


Os nossos Especiais
 
Há 50 anos os Beatles chegaram à Índia. Prudence, Jenny e Paul estiveram lá e contam como foi, num texto de Luís Freitas Branco.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Menos ADSE, mais desigualdade": "A guerra entre o Ministério da Saúde e o sector privado da saúde por causa da ADSE está feia. O risco que corremos é agravar ainda mais a desigualdade no acesso aos serviços de saúde".

Paulo Tunhas escreve "O sexo e a Igreja": "O pior mesmo é a ferocidade unanimista que aposta na ilegitimidade das crenças dos outros. A Igreja que converse consigo do que lhe interessa. Mal não nos vem a nós, e talvez algum bem lhe venha a ela".

Filomena Martins escreve "A nossa (grande) ‘Quadrilha’": "Não é estranho que nos últimos anos se tenham descoberto tantos suspeitos de crimes entre os mais poderosos do país? Eram todos bons rapazes antes ou só agora alguém teve coragem para os investigar?"


Notícias surpreendentes

Estreia hoje “Black Panther”, o filme sobre o pioneiro super-herói negro da Marvel. Eurico de Barros dá-lhe apenas duas estrelas: é só mais um super-herói.

Há mais dois filmes para ver esta semana: "The Florida Project" tem Willem Dafoe, e "15.17 Destino Paris" é o novo filme de Clint Eastwood.

Chama-se Conan Osiris (na realidade, Tiago Miranda), acaba de editar o álbum "Adoro Bolos" e falou com o Diogo Lopes sobre o fim do mundo e a mixórdia de influências que é a sua música.

As mochilas tornaram-se um fenómeno: são japonesas, têm nome italiano (Anello) e trazem na etiqueta um provérbio português. Porquê a escolha da expressão “Com pão e vinho anda-se caminho”? Aí está um mistério que o Mauro Gonçalves foi descobrir.

É a primeira facialista portuguesa. Das artes para a engenharia, Inês Rebelo acabou por se apaixonar pela cosmetologia. A Helena Magalhães foi conhecê-la.

Os telescópios vão deixar de conseguir ver o Tesla Roadster da SpaceX esta semana. Só o voltaremos a avistar no final do século, quando já estiver massacrado pela radiação cósmica. A Marta Leite Ferreira mostra qual vai ser o percurso do carro.

As notícias estão sempre a chegar. Agora mesmo, entrou no Observador um artigo com o último negócio de Elon Musk. E dentro de minutos haverá mais, como sempre, aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário