Região é o Destino Nacional Convidado da edição deste ano da BTL. Promoção vai acontecer em vários níveis.
O Centro de Portugal assume um lugar privilegiado na edição deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’18, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa, de 28 de fevereiro a 4 de março. A BTL distinguiu a região como Destino Nacional Convidado da mais importante feira de turismo do país, num sinal de apreço pela capacidade de renovação de um território tragicamente afetado no verão passado.
O privilégio de ser Destino Nacional Convidado concretiza-se num espaço de maior destaque para o Turismo Centro de Portugal (TCP) no espaço da BTL e num conjunto de iniciativas variadas, antes e durante a feira, destinadas a potenciar a notoriedade da região.
As principais novidades da presença do Centro de Portugal na BTL foram anunciadas hoje, dia 14, em conferência de imprensa que teve lugar no Museu da Cerveja, em Lisboa, e que teve como intervenientes Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Maria João Rocha de Matos, da Fundação AIP; e a Diretora da Bolsa de Turismo de Lisboa, Fátima Vila Maior.
"A distinção de o Centro de Portugal ser o Destino Nacional Convidado é um excelente desafio para a região mostrar-se naquilo que tem de melhor. A BTL continua a ser o nosso maior cartaz de apresentação da região", elogiou Pedro Machado, na apresentação. "O Centro de Portugal já tinha sido o Destino Nacional Convidado em 2013. Como então, constitui uma oportunidade de ouro para podermos apresentar as ações prioritárias para 2018", acrescentou.
Por parte da BTL, Fátima Vila Maior sublinhou a sua grande satisfação pelas "iniciativas dirigidas ao público" apresentadas na conferência de imprensa. "É sempre um prazer trabalhar com o Centro de Portugal", rematou.
Um stand aumentado e renovado
O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal. No entanto, por ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2: mais 54 m2 do que em 2017. Um crescimento do espaço de exposição que acontece sem acréscimo financeiro para o TCP. De salientar, que a participação na feira será este ano gratuita para as empresas diretamente afetadas pelos incêndios de 2017, no que constitui um inestimável e solidário incentivo.
No total, vão estar representadas 30 empresas e instituições do Centro de Portugal, além das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região, a saber: Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
O stand vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão experimentar dois simuladores, um de surf e outro de bicicleta (neste, poderão percorrer virtualmente troços da ecopista do Dão), ou jogar minigolfe, entre outras atividades. Haverá também um espaço dedicado aos Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha, Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados (PTI) das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de Portugal. Estes PTI, de âmbito nacional ou internacional, assumem um forte carácter de inovação, que será evidenciado.
Continuando a apelar às sensações dos visitantes, ao longo dos cinco dias de feira haverá experiências e degustações enogastronómicas, em parceria com a Escola de Hotelaria de Coimbra e com a presença de chefes de cozinha da região. Como é evidente, não faltarão os momentos de animação cultural e eventos institucionais, a cargo das Comunidades Intermunicipais.
Haverá lugar a importantes apresentações no stand do TCP. Nomeadamente, da Estratégia de Promoção da Região de Turismo EUROACE (Alentejo, Centro Portugal e Extremadura Espanhola), às 13h00 de 1 de março; ou do Festival Internacional de Filmes ART&TUR 2018 (que este ano vai ser realizado no Centro de Portugal, em Leiria), às 16h00 de 1 de março.
Iniciativas mostram o melhor do Centro de Portugal
As iniciativas de promoção do Centro de Portugal, por parte da BTL, serão variadas e conjugam-se no pacote promocional Destino Convidado.
Desde logo, o logótipo do Turismo do Centro – Destino Nacional Convidado estará visível no website da BTL e será inserido nos materiais promocionais impressos (anúncios, mupis na cidade de Lisboa e guia do visitante), nos bilhetes e convites e na sinalética da feira.
O facto de ser Destino Nacional Convidado possibilitou ao Centro de Portugal ser destaque da revista Evasões na sua edição de 23 de fevereiro, em que será publicada uma extensa reportagem sobre a região.
O pacote promocional Destino Convidado prevê ainda a colocação de elementos promocionais identitários da Região Centro, em locais estratégicos de Lisboa. O destaque maior vai para o Campo Pequeno, onde será instalada uma tela de grandes dimensões (16x6 metros), alusiva à região, e uma réplica de um dinossauro, proveniente do Dino Parque da Lourinhã.
Serão também particularmente visíveis, em espaços nobres da capital, frases a apelar aos produtos-chave do Centro de Portugal: “Turismo do Centro tem Neve", "Turismo do Centro tem Ondas", "Turismo do Centro tem Fé", "Turismo do Centro tem Património", "Turismo do Centro tem Natureza", "Turismo do Centro tem Gastronomia e Vinhos", "Turismo do Centro tem Termas", "Turismo do Centro tem Aldeias”.
Uma ação promocional de rua, no dia 23 de fevereiro, no Cais do Sodré, com distribuição de bilhetes de entrada para a feira, flyers promocionais e outro merchandising, e a emissão de spots no Canal Lisboa, a partir do mesmo dia, são outras das iniciativas.
Paralelamente ao pacote promocional da BTL, e por iniciativa do TCP, a presença na feira ocupará espaços publicitários em dois dos sites e duas das revistas com mais audiência no país, entre outras ações de marketing digital.
A acrescentar a tudo isto, o TCP participará em múltiplas ações durante a feira. Logo no dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, será assinado no stand da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo o protocolo “Turismo Centro de Portugal - Destino Convidado APAVT 2018”. Graças a esta distinção, o TCP terá também um espaço no stand da APAVT. Em data ainda a definir, será também assinado um Protocolo com IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que estabelece formas de colaboração entre as duas entidades, tendo como objetivos promover o desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade e fomentar a formação na área do Turismo.
Em paralelo, será apresentada no stand da TAP a edição de março da revista Up Magazine, cujo tema é Aveiro.
Estão reunidas todas as condições para que a participação do Centro de Portugal na BTL 2018 seja a melhor de sempre, proporcionando momentos inolvidáveis aos visitantes.
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