quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Politécnicos vão dar doutoramentos (& Roquette contra Bruno "Trump" Carvalho)



P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Aqui estão as notícias desta madrugada:

Mais um massacre a tiro numa escola deixa a Florida de lutoAs fotografias das agências mostram a repetição trágica de um filme já conhecido na América. A história, desta vez, é a de um jovem de 19 anos, que terá sido expulso da escola em 2017, que fez 17 mortos.
Jacob Zuma anunciou, finalmente, a demissão. O braço-de-ferro com o ANC durou meses, mas o Presidente da África do Sul acabou por não resistir. Numa comunicação ao país, Zuma mostrou-se como "vítima", mas sem oferecer resistência. Agora, a África do Sul começa o ajuste de contas com os Guptas, como explica a Clara Barata.
O Liverpool engoliu o Dragão. O David Andrade chama-lhe um "erro de casting", mas também "um pesadelo" no jogo contra o Liverpool. Para o Porto, fica o pior registo de sempre em casa, num jogo da ChampionsA crónica do jogo fica aqui.  

O que marca o dia

Os politécnicos vão dar doutoramentos. O Conselho de Ministros lança hoje uma "revolução" no Superior, seguindo as recomendações feitas há uma semana pela OCDE: a lista de medidas é longa e inclui, por exemplo, novos mestrados de um ano. há também novidades na Ciência, com uma nova agência de financiamento para a investigação clínica - e um estudo que dá luz verde (com reservas) ao projecto de porto espacial nos Açores.
Hugo Soares abriu caminho a Rui Rio. Com o PSD à beira do congresso que dá o trono ao novo presidente, o actual líder da bancada anunciou estar de saída. Pelo meio, Rui Rio convidou Santana para comandar o Conselho Nacional do partido, procurando uma reconciliação. A dúvida que sobra é se chega, até porque Soares já tem um apoio para uma recandidatura (de Paula Teixeira da Cruz). Para já, espera-se o último discurso de Passos, que falará na abertura do congresso.
Do Governo vem um recado para o PSD (ou será para dentro?). Num artigo de opinião que hoje publicamos, Pedro Nuno Santos diz que o desafio do PS é mostrar que os acordos à esquerda não são "um parênteses", mas "uma efectiva viragem".
Já ontem, Costa deixou também um sinal: no debate quinzenal, cavou mais um pouco o fosso da animosidade com PSD e CDS.
O Governo ganhou outro fôlego. Não só o PIB confirmou as expectativas de maior crescimento da década, como o ritmo da economia no final do ano melhorou as expectativas para 2018...
... e resolveu um problema na função públicaos funcionários com salário mínimo vão progredir para 635 euros.
Da banca, vieram bons ventosO lucro do BCP subiu para 185 milhões em 2017 - e já vê as acções a subir.
Da Justiça, veio nova ameaça para Angolaa PGR admite reabrir processos contra Manuel Vicente (uma notícia do ECO)...

Boas leituras

1. A entrevista a José RoquetteSobre o Sporting, onde o ex-presidente do clube acusa Bruno de Carvalho de errar ao abrir uma crise interna agora e nas propostas para mudar os estatutos, comparando-o a Donald Trump no estilo de liderança e na personalidade (“Não posso aceitar que as soluções para o Sporting sejam só uma pessoa”). E sobre a seca, onde critica o "estado de negação" dos políticos e deixa um alerta sério: “O Alqueva corre o sério risco de não ser utilizável já a partir de 2019”.
2. E se Portugal ganhasse em Berlim outro Urso de Ouro? Berlim 2018 começa esta quinta-feira, com Wes Anderson e um festival "a marcar passo". Mas também com três curtas nacionais a concurso e três longas no Forum — e o cinema que por cá se faz, diferente dos outros, continua a marcar presença nos grandes festivais. Com a possibilidade de Portugal trazer um terceiro Urso de Ouro consecutivo das curtas da capital alemã, garante o nosso enviado a Berlim, Jorge Mourinha.
3. Black Panther, filme de super-heróis esplendidamente negro. É orgulhosamente negro e esperançosamente revolucionário, diz a Joana Amaral Cardoso, mesmo dentro de um formato conservador como um filme Marvel. Sobretudo, é uma revolução que é um espelho, em jeito de contestação a Trump e num registo #bracklivesmatter. E acrescenta o Mário Lopes: "É uma história nova? É história a acontecer (outra vez)". Recuemos, pois, a 1972. E depois, só depois, façamos a leitura da crítica: super-África?

A agenda de hoje

O Conselho de Ministros aprova a anunciada "revolução" no Superior, enquanto o PCP exige mais investimento público a António Costa, num debate parlamentarNo meio está Marcelo, que recebe hoje... o PCP e CDS, para medir a temperatura da política.
Lá por fora, termina a cimeira da NATO em Bruxelas, que junta desta vez os ministros da Defesa. E começa o Festival de Cinema de Berlim - mais ou menos à mesma hora em que o Sporting joga contra o Astanano longínquo (e gelado) Cazaquistão.
E, não esqueça, hoje é o último dia para validar facturas de IRS.
Despeço-me com os nomeados do World Press Photo 2018, acabadinhos de sair. São grandes fotos, para fazer um grande dia. 
Que ele venha feliz, produtivo também.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário