quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2018 FOLIÕES TOMAM A CIDADE DE ASSALTO EM NOITE DE CORSO TRAPALHÃO



Feito pelos foliões e para os foliões. Esta é uma das características diferenciadoras do Carnaval de Torres Vedras e a noite de segunda-feira não podia ser melhor prova disso mesmo. O Corso Trapalhão fez jus ao nome que tem e seguiu desordenado pelas ruas que marcam o percurso dos corsos torrienses, ganhando forma com o “mar” de mascarados que a ele se iam juntando.

Com uma tradicional desorganização organizada, esta noite fez-se com os grupos espontâneos de mascarados a saírem à rua. Os carros, preparados pelos grupos para a grande festa torriense, iam de pequenas naus a “altas” ondas para surfistas de banheira, passando por autênticas pistas de dança do estilo mais duvidoso. O certo é que todos eles levavam atrás pequenas multidões de foliões, famintos pelo próximo tema que iria brotar das colunas de som. Com máscaras mais ou menos elaboradas, a verdade é que ninguém ficou em casa, vencendo o frio e o cansaço dos últimos dias de festa.

Flauzinas, Ximamaki e Tiririkas são alguns dos grupos de mascarados já bem conhecidos dos torrienses e que também se juntaram à folia da última noite do Carnaval de Torres, assim como as várias associações carnavalescas. Uma noite em que as matrafonas são rainhas, com a passerelle do Concurso de Matrafonas a ser palco de um autêntico espetáculo de figuras de “batom borrado”, a “tropeçar no salto” e com “meia calça rasgada e perna cabeluda”, mas que mostraram que afinal as matrafonas têm mesmo o samba no pé.

O júri, composto por representantes da Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras, Ministros e Matrafonas, Lúmbias e Fidalgos, avaliou a prestação dos 44 concorrentes e deliberou que Xanica, de Torres Vedras, era a vencedora da noite. No seu vestido azul brilhante, esta loira matrafona, de seu nome Paulo, recebeu a coroa que lhe confere o título mais apetecido da noite. E vai reinar até 2019. Além da coroa, Xanica ganhou ainda um fim-de-semana no Hotel Golf-Mar e um disco-vinil com o “Samba da Matrafona”.

Zés Pereiras e cabeçudos, sempre juntos e em sintonia, assim como a OSGA e vários cavalinhos e grupos musicais que vieram de vários pontos do concelho torriense também fizeram a festa, no início de uma das noites grandes do Carnaval torriense.

Mas no que à música diz respeito, foi o To’Candar que fez as delícias da multidão que o seguia, ao levar Susana Félix ao topo deste trio elétrico. Como não podia deixar de ser, a cantora torriense cantou o “Samba da Matrafona” e a magia aconteceu. Um coro de vozes mais ou menos afinadas, mas sempre cheias de entusiasmo para mais uma noite de folia, juntou-se à artista, lembrando que afinal matrafona “não há noutro lugar”.

Para garantir que esta última noite de folia acontecia sem excessos, a Campanha 100% Cool esteve nas estradas de acesso à cidade de Torres Vedras. A Guarda Nacional Republicana e a Associação Nacional de Bebidas Espirituosas pretenderam, desta forma, sensibilizar os foliões para a abstinência ou consumo moderado de álcool. O presidente da Câmara Municipal torriense também se juntou à iniciativa, oferecendo brindes aos foliões que tinham 0,00% de álcool no sangue.

Quanto à festa, essa continua agora nos quatro palcos instalados em vários pontos da cidade, que prometem muita música e animação até às 04h.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Alto Patrocínio: Ministério do Mar. Patrocínio: Sagres. Televisão Oficial: TVI. Apoio: Oeste Portugal. Informação sempre atualizada em www.carnavaldetorres.com

Câmara Municipal de Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário