quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Angola/POLÍTICA Antigos combatentes fazem prova de vida

Mais de 600 pensionistas, dos 1.300 controlados pela Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) no Cuando Cubango, já efectuaram a prova de vida, informou ontem, na cidade de Menongue, o responsável da instituição.

Em declarações ao Jornal de Angola, Ayres Manuel “Ché” disse que dos pensionistas cadastrados desde finais de Janeiro último constam cidadãos com patentes de brigadeiro, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, viúvas e órfãos.
Ayres Manuel “Ché” explicou que dos 1.300 pensionis-tas controlados pela institui-
ção muitos realizaram a prova de vida noutras regiões do país, sobretudo, em Luanda, em 2016, pelo que será possível confirmar o respectivo número tão logo termine o processo de registo na província, previsto para a próxima semana.
“A prova de vida está a ser orientada por 29 técnicos e já permitiu detectar alguns pensionistas fantasmas”, disse Ayres Manuel “Ché”, que destacou que no novo sistema de registo online não é possível haver associados fantasmas, tendo em vista que na base de dados aparece o nome, NIP, Ordem de Serviço, patente, número do Bilhete de Identidade e de contribuinte. 
“Não é possível inscrever pensionistas falsos”, assegurou o responsável.
Na Caixa de Segurança Social das FAA só são inscritos os cidadãos que na verdade participaram na luta de libertação nacional em 1961 até à conquista da paz efectiva no país, em 2002, indicou o brigadeiro das FAA, acrescentando que todos os pensionistas que não efectuaram a prova de vida vão ser desactivados do sistema de pensão da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas. 
Ayres Manuel “Ché” sublinhou que a Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das FAA recebeu, em 2014, orientações do Ministério da Defesa para suspender o registo e inscrição de novos pensionistas, enquanto durar a prova de vida em curso.
Ayres Manuel “Ché” apontou a oscilação constante do serviço de Internet como a principal dificuldade que a equipa técnica enfrenta, salientando que a instituição atende apenas 30 ou 50 pensionistas diariamente, dos 140 previstos para a realização da prova de vida.
“A situação fez com que o processo de prova de vida, que devia terminar no dia 9 de Fevereiro na província do Cuando Cubango, fosse prorrogado até a próxima semana. Encontramos muitas dificuldades porque falta constantemente a Internet, e as placas da Unitel não nos permitem realizar um trabalho adequado”, afirmou. 
Ayres Manuel “Ché” in-formou que 313 processos para a inscrição de novos pensionistas encontram-se pendentes na Delegação Provincial da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, situação que só será possível resolver após a realização da prova de vida a nível do país.
Ayres Manuel “Ché” la-mentou o facto de o Cuando Cubango ser das províncias com um número “bastante reduzido” de ex-combatentes inscritos na Caixa de Segurança Social das FAA, apesar de ser das regiões que mais sofreu com o conflito armado.
Caso seja feito um levantamento de todos os cidadãos que participaram na luta de libertação nacional até à conquista da paz, o número de associados na província pode atingir mais de 15 mil, uma vez que muitos ex-combatentes vivem nos municípios do interior e devido à falta de recursos financeiros e a distância não conseguem deslocar-se até Luanda para fazerem a confirmação junto da direcção nacional.
Ayres Manuel “Ché” de-fendeu, por isso, a descentralização do processo de inscrição dos antigos combatentes.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário