quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vigilância Epidemiológica da Gripe

Atividade gripal de baixa intensidade e com tendência estável.
De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, publicado na quinta-feira, dia 1 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), a atividade gripal em Portugal é considerada de baixa intensidade e com tendência estável.
O documento salienta que a taxa de incidência gripal foi de 48,7 por 100 mil habitantes (dados de 22 a 28 de janeiro), quando anteriormente era de 58,4 (dados de 15 a 21 de janeiro). De acordo com o boletim, na última semana de janeiro continuaram a ser detetados vírus do tipo B (78 % dos casos) e dos subtipos A(H3) e A(H1).
Também a Direção-Geral da Saúde, num comunicado divulgado no dia 1 de fevereiro, revela que a atividade gripal se mantém em níveis epidémicos, mas com baixa intensidade e tendência decrescente.
Nos cuidados de saúde hospitalares verificou-se uma estabilidade na procura dos serviços de urgência (semana de 22 a 28 de janeiro) e a proporção de casos com diagnóstico de síndrome gripal mantém-se inferior a 3 %. A proporção de doentes com necessidade de internamento (por todas as causas) diminuiu para 7,3 % dos episódios de urgência verificados nesse período.
Nos cuidados de saúde primários, o número e a proporção de consultas por síndrome gripal mostram, igualmente, uma tendência decrescente em todo o país, tendo havido também menos casos de atendimentos por gripe no Centro de Contacto SNS 24 e menos acionamentos registados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário