quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

IPO Lisboa | Modernização tecnológica

Investimento de 9 M€ para melhor diagnóstico e tratamento.
O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) divulga o investimento em mais de nove milhões de euros (M€) em tecnologias médicas avançadas que permitem melhorar o diagnóstico e o tratamento em diferentes áreas da oncologia.
De acordo com o IPO Lisboa, os objetivos que estão na base dos investimentos no Centro de Medicina de Precisão daquele instituto, com o apoio do POR Lisboa 2020, são a modernização tecnológica, maior rapidez e fiabilidade nos diagnósticos, qualidade máxima nos tratamentos que oferece aos doentes, resposta mais rápida e aumento do número de exames realizados.
No âmbito deste programa, foi adquirida e recentemente instalada uma nova câmara-gama com TC integrado, no Serviço de Medicina Nuclear. Com este equipamento, que custou mais de 800 mil euros, «o IPO Lisboa poderá responder com mais celeridade e qualidade às necessidades dos doentes e às solicitações internas e externas na área medicina nuclear».
O IPO Lisboa revela ainda que no final de 2017, e também com recurso a financiamento comunitário, foi instalado um novo equipamento de tomografia computorizada no Serviço de Radiologia, um investimento de mais de 600 mil euros.
Com o apoio do POR Lisboa 2020 foram também adquiridos diferentes equipamentos que visam a modernização tecnológica de vários laboratórios, do Bloco Operatório, da Unidade de Transplante de Medula e das unidades de endoscopia (gastrenterologia, pneumologia e otorrinolaringologia).  Em curso está também o processo de aquisição de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia.
No total, o investimento efetuado pelo IPO com o apoio do POR Lisboa nas áreas da cirurgia, radioterapia, terapêutica e diagnóstico endoscópico e laboratorial, diagnóstico por imagem laboratorial e biologia molecular ascende a mais de nove milhões de euros, metade dos quais financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), conclui o IPO Lisboa.
O Lisboa 2020 é um programa operacional do Portugal 2020 que visa promover a inclusão social em diferentes áreas, incluindo a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário