quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

360º - Porque é que todos querem ir a Marte? A história e os detalhes da nova corrida espacial. Autarca do PSD ocultou contrato com mulher de Relvas

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Nos Estados Unidos, os senadores republicanos e democratas chegaram finalmente a um acordo orçamental para dois anos, que permite aumentar a despesa por parte do Governo. Agora, ainda falta conseguir que o documento seja aprovado, especialmente na Câmara dos Representantes.

Pode não ser fácil. A líder dos democratas na Câmara dos Representantes mostrou estar disposta a tudo para resistir. Ontem, Nancy Pelosi discursou durante oito horas e sete minutos, sem parar, em defesa dos “dreamers”, que não estarão protegidos no novo acordo. Primeiro detalhe: foi o discurso mais longo de sempre na Câmara. Segundo detalhe: Nancy Pelosi tem 77 anos. Terceiro detalhe: durante aquele tempo todo, esteve sempre de saltos altos.

O FC Porto venceu o Sporting por 1-0 na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que Jorge Jesus quis jogar "à italiana", mas faltou-lhe ser cínico.

Foi o regresso de Soares, com um golo importante. Desde que chegou ao Porto, as coisas começaram a correr bem ao jogador, depois correram mal e a seguir teve de ser chamado à atenção. Agora, diz o Bruno Roseiro, "Soares agarrou no cartão de apresentação, escreveu um pedido de desculpa e entregou a Sérgio Conceição".

A vitória do FC Porto também foi importante por razões históricas: este foi o 228.º encontro entre as duas equipas (o primeiro foi em 1922) e a contabilidade das vitórias está agora em 82-81 a favor dos portistas.

Ainda sobre futebol, mas fora de campo. Ricardo Araújo Pereira negou as acusações do diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques: “Nunca recebi a chamada cartilha”. Em causa um artigo antigo do humorista no jornal A Bola.

Ainda mais futebol, e ainda mais fora de campo: soube-se agora que o Benfica foi alvo de mais buscas pela Polícia Judiciária. Tudo aconteceu no dia em que se desencadeou a Operação Lex, mas o que estava em causa aqui era o caso dos emails. A notícia foi avançada pela Sábado.


Mais informação importante
O presidente da junta da Estrela, o social-democrata Luís Newton, contratou a mulher de Miguel Relvas durante 17 meses com uma avença de 1.600 euros. Mas ocontrato só foi publicitado dois anos depois, quando já tinha terminado. A investigação do Rui Pedro Antunes conta os pormenores de mais um caso que precisa de explicações.

Já que estamos a falar dos subterrâneos do PSD em Lisboa: Rodrigo Gonçalves, um dos maiores caciques da capital, decidiu responder à carta aberta crítica que Miguel Pinto Luz escreveu a Rui Rio. E até usou o slogan oficial de Rio (do qual, aliás, foi apoiante). Os próximos do novo líder do PSD ficaram incomodados.

Foram investidos quase cinco milhões na Estação de Tratamentos de Águas de Mondim de Basto - mas elanunca funcionou. Foi apenas abandonada e vandalizada, conta a SIC.

A pressão de PCP e BE parece estar a resultar: o ministro Vieira da Silva disse ontem que “é muito expectável” que as alterações à lei laboral sejam aprovadas ainda este ano.

De qualquer forma, os comunistas querem manter o PS em sentido. João Oliveira, líder do grupo parlamentar do PCP, deu uma entrevista ao Miguel Santos Carrapatoso e alertou para os riscos de um Bloco Central: "Os portugueses não devem dormir descansados".

Os juízes Rui Rangel e Fátima Galante são ouvidos a partir de hoje no Supremo Tribunal de Justiça. É a primeira prova da Operação Lex, que envolve crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem, branqueamento, tráfico de influências e fraude fiscal.

As relações entre Portugal e Angola andam pelos tribunais, pela diplomacia e pela política:

O cardeal-patriarca recomenda aos católicos recasados, sem declaração da nulidade do casamento anterior, quese abstenham de ter relações sexuais. O documento foi divulgado pelo Público.

Na Alemanha, já se conhecem os pontos-chave do acordo de coligação entre Angela Merkel e o SPD, que vão da Europa à lei laboral, e da saúde aos refugiados. Os social-democratas ganham várias pastas importantes: as Finanças vão para Olaf Scholz, que assim substitui Wolfgang Schäuble; e os Negócios Estrangeiros vão para Martin Schulz, que deixa a liderança do SPD.

“No lento declínio das forças físicas, estou peregrinando interiormente rumo à Casa.” O Papa emérito Bento XVI escreveu uma carta ao jornal Corriere della Sera a responder às preocupações dos leitores relativamente ao seu estado de saúde.


Os nossos Especiais
 
Quem viu as imagens impressionantes do lançamento do Falcon Heavy e do automóvel Tesla em órbita pode ter ficado a pensar: porque é que Elon Musk e vários outros milionários querem pôr homens em Marte já em 2022? O que tem o Planeta Vermelho de tão especial? E porque é que precisamos de ir rapidamente para lá? A Marta Leite Ferreira foi procurar tudo o que há sobre o assunto e conta a história e os detalhes da nova corrida espacial. Vale mesmo a pena ler.
 

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Do desafio do Presidente e da queda das bolsas": "Os investidores financeiros estão a ficar nervosos. Más notícias para Portugal que ainda precisa de mais tempo de bom tempo na economia e nas finanças do mundo".

Filomena Martins escreve sobre os rankings das escolas:"O que têm os rankings das escolas a ver com o desemprego? Nada. E esse é que é o problema. Porque, grave mesmo, é que nunca foram aproveitados para aquilo que de facto deviam servir".

Paulo Tunhas escreve "Os herdeiros de Carrie Nation":"Moral da história? Devia haver nos lugares públicos umas tabuletas onde se pudesse ler: 'Todos os democratas são bem-vindos, e os outros também, desde que não se metam demais nas nossas vidas'”.

Manuel Villaverde Cabral escreve sobre envelhecimento:"As grandes organizações internacionais recomendam, com a conhecida reserva das centrais sindicais, o prolongamento da vida activa recorrendo a várias modalidades desde o part-time ao empreendedorismo".


Notícias surpreendentes

Estreia hoje "Todo o Dinheiro do Mundo", o filme de Ridley Scott do qual Kevin Spacey foi eliminado depois das acusações de assédio sexual e substituído por Christopher Plummer. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Há mais três filmes para ver esta semana: “Olhares Lugares” é um documentário francês sobre os murais fotográficos em tamanho gigante de Agnès Varda e JR; “As Estrelas Não Morrem em Liverpool” é um filme baseado numa história real sobre a actriz Gloria Grahame; e “Amor Amor” é a nova fita de Jorge Cramez.

Os Franz Ferdinand nunca tinham dançado assim, com música composta em computador. O Gonçalo Correia falou com o baixista Bob Hardy sobre "Always Ascending", o primeiro álbum gravado sem o fundador Nick McCarthy.

Siri quer derrotar Alexa. Por isso, a Apple anunciou que vai finalmente entrar na disputa das colunas inteligentes, com o HomePod. Até agora, o mercado era dominado pela Amazon e pela Google.

"Mergulho no Mar", "Horta da Galinha dos Ovos de Ouro", "Leitão Revisitado" e um "Cozido à Portuguesa" especial. São quatro pratos que tornam José Avillez, que ganhou há poucos dias o Grand Prix de L’Art de La Cuisine, um chefdiferente.

E depois há os pratos novos: José Avillez acaba de abrir mais um restaurante em Lisboa. A Pitaria é dedicada à comida do Médio Oriente e o Diogo Lopes já lá esteve.

E agora já tem toda a informação para poder seguir para o trabalho Ainda não pode ir de drone, mas está quase.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário