terça-feira, 20 de março de 2018

Alteração do percurso das Procissões em Braga e outras novidades

Resultado de imagem para Alteração do percurso das Procissões em Braga e outras novidades
A Comissão da Semana Santa de Braga informa que três das procissões deste ano sofrem alterações ao percurso. De facto, à exceção do Cortejo Bíblico “Vós sereis o Meu povo” (procissão da “burrinha”) – que mantém o mesmo exato percurso dos anos anteriores – a Procissão dos Passos, a Procissão do «Ecce Homo» e a Procissão do Enterro sofrem uma alteração em parte do percurso. No caso da primeira, à subida da Rua D. Diogo de Sousa, em frente da igreja da Misericórdia, a procissão vira à esquerda, para a Rua da Misericórdia, passa em frente da Biblioteca Pública, vira à direita para a Rua Eça de Queirós (ladeando o Jardim de Santa Bárbara), vira à direita novamente para a Rua Dr. Justino Cruz e, no final desta, vira à esquerda para a Rua do Souto, retomando o habitual trajeto.

As restantes procissões (Ecce Homo e Enterro), são alvo da mesma alteração, mas em sentido inverso. Em resumo, são os seguintes os trajetos de cada uma destas procissões:

Itinerário da Procissão dos Passos
Segue o itinerário dos «Passos» ou «Calvários»: igreja do Seminário > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Largo Carlos Amarante (contornando-o) > SERMÃO DO ENCONTRO > Largo de S. João do Souto > Rua D. Afonso Henriques > Rua D. Gonçalo Pereira > Rua D. Paio Mendes > Av. S. Miguel-o-Anjo > Arco da Porta Nova > Rua D. Diogo de Sousa > Rua da Misericórdia > Rua Eça de Queirós > Rua Dr. Justino Cruz > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho e Rua de S. Marcos, recolhendo à igreja de Santa Cruz.

Itinerário da Procissão do Senhor «Ecce Homo»
Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > e recolhe à Igreja da Misericórdia. 

Itinerário da Procissão do Enterro
Sé Catedral > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes e recolhe à Sé Catedral.

A necessidade de alteração do percurso destas procissões prende-se com razões de segurança (excesso de pessoas no desaguar da procissão do «Ecce Homo»), e para estender o percurso, dada a cada vez maior afluência de pessoas que assistem às procissões.

Em anexo, imagens com o mapa de cada procissão. O itinerário das procissões também pode ser consultado no mapa interativo no site oficial da Semana Santa de Braga em www.semanasantabraga.com.

Um aviso e duas novidades
A Comissão informa ainda que, aliás a exemplo do ano transato, vai criar um espaço destinado exclusivamente a pessoas com mobilidade reduzida, e em geral a pessoas idosas, no Largo Paulo Orósio, mesmo em frente dos Bombeiros Voluntários, para estas pessoas poderem assistir mais confortavelmente à passagem das procissões.

Este ano, e retomando uma tradição da década de trinta do século passado, na sexta-feira Santa, e em todo o percurso da Procissão do Enterro, a iluminação pública será velada com véus pretos, ajudando a criar uma atmosfera de acordo com a solenidade da procissão.

Por último, informa ainda que alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade estarão iluminados na cor roxa, cor que está ligada ao imaginário da quadra que atravessamos, e que pretende criar toda uma atmosfera de envolvimento na quadra que se atravessa.

Abel Rocha
Pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

.: Declarada de Interesse para o Turismo
.: Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro

logoComisaoAssinaturaEmail

Nenhum comentário:

Postar um comentário