terça-feira, 20 de março de 2018

Novo medicamento para tratar a doença está disponível no SNS.
Os doentes com hepatite C vão passar a ter disponível no Serviço Nacional de Saúde (SNS) um novo medicamento para tratamento de todos os genótipos da hepatite C.
O relatório de avaliação prévia do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde indica que o novo medicamento (Glecaprevir + Pibrentasvir), do laboratório AbbVie, está indicado para o tratamento da infeção pelos vírus da hepatite C crónica em adultos.
«Na avaliação económica, depois de negociadas as condições para utilização pelos hospitais e entidades do SNS, tendo em atenção as características específicas do medicamento e da doença em causa, assim como os resultados do impacto orçamental, o medicamento (…) apresenta custos inferiores ao do comparador selecionado e, portanto, vantagem económica versus essa alternativa», refere o relatório de avaliação do Infarmed.
Até agora estavam disponíveis no mercado sete medicamentos «de última geração» para tratamento da hepatite C.
Dados do Infarmed divulgados em comunicado, no dia 16 fevereiro, revelam que mais de 15 mil doentes com hepatite C iniciaram tratamento nos últimos três anos e que a taxa de cura se situa nos 97%.
Desde que foi assinado o acordo para a utilização dos primeiros medicamentos antivíricos de ação direta aprovados em Portugal, em 17 de fevereiro de 2015, foram concluídos mais de 12 mil tratamentos. Em relação aos resultados dos tratamentos, a taxa de cura mantém-se nos 97%, com 8.870 doentes curados e apenas 305 não curados.
Os dados inscritos no Portal da Hepatite C, gerido pelo Infarmed, revelam que até 14 de fevereiro foram autorizados 18.929 tratamentos no país, a maioria em homens (73%). A média etária é de 50 anos para os homens e de 55 para as mulheres.
A Organização Mundial da Saúde tem defendido como meta para 2030 uma redução de 90% nas novas infeções crónicas e de 65% na mortalidade por estas doenças.

Consulte:

Infarmed – www.infarmed.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário