sexta-feira, 20 de abril de 2018

360º - O Grupo Espírito Santo pagou meio milhão a Manuel Pinho quando era ministro. E Ricardo Salgado vai ser arguido no caso EDP.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A ETA emitiu um comunicado que é a antecâmara do seu desaparecimento e que está cheio de subtilezas. A organização terrorista basca, que provocou 850 mortos, reconhece "o dano que causou" durante a sua existência e a "responsabilidade direta" que teve em toda a "dor" das últimas décadas. Além disso, os terroristas dirigem-se às suas vítimas, mas com formulações diferentes:

  1. Dizem querer "mostrar respeito" pelos "mortos, pelos feridos e pelas vítimas provocadas pelas acções da ETA";
  2. E pedem "perdão", mas apenas "às vítimas que não tinham uma participação direta no conflito" e que resultaram de "erros" da organização.
O Governo espanhol diz que esta posição da ETA acontece por causa da "força do Estado de Direito", que venceu o terrorismo "com as armas da democracia".

Na primeira semana de Maio, a ETA anunciará a sua dissolução definitiva. A não ser, diz um dos seus porta-vozes, que haja "algum imprevisto de última hora".

"Por fim, ETA, desapareces da minha vida". Num artigo de opinião no El País, Jorge Marirrodriga escreve que "a organização terrorista serviu para muitas coisas; nenhuma boa".


Mais informação importante
É uma reviravolta no caso EDP que está em manchete no Observador:
  • Manuel Pinho recebeu meio milhão de euros do Grupo Espírito Santo enquanto era ministro;
  • Eram 15 mil euros por mês que saíam de uma offshore (o 'saco azul' do GES) para outra offshore (a Tartaruga Foundation, com sede no Panamá, do ex-ministro);
  • Os pagamentos totais a Manuel Pinho, contando com o período em que não estava no governo, chegaram a 1 milhão de euros.
Manuel Pinho não quis explicar ao Observador que dinheiro era este. E Ricardo Salgado também não. De qualquer forma, as movimentações estão documentadas e na posse do Ministério Público. E a notícia exclusiva do Luís Rosa avança com outra novidade: muito em breve, Salgado vai ser constituído arguido no caso EDP, que ganha assim outra dimensão.

O aviso é muito sério e devia ser ouvido: os fogos de 2017 não foram “o pior” que pode acontecer. Em 2009, Mark Beighley, antigo dirigente dos Serviços Florestais dos EUA, avisou que Portugal haveria de enfrentar um ano de incêndios em que 500 hectares da sua área florestal desapareceriam. Ninguém o ouviu e em 2007 aconteceu. Ontem, apresentou um novo relatório e alertou: chegará um ano em que podem arder 750 mil hectares, se não fizermos melhor.

salário mínimo vai voltar a aumentar em 2019. O anúncio não foi feito pelo primeiro-ministro, mas pelo secretário-geral do PS (por acaso são a mesma pessoa), durante o jantar do 45.º aniversário do partido.

Este ano, o Programa de Estabilidade abriu uma corrida às alternativas, depois de o BE ter anunciado que ia apresentar um projecto de resolução no Parlamento:
  • O PSD avisou que vai ter um projeto de resolução sobre o PEC, mas “ainda não decidiu” se rejeita o do Governo;
  • O CDS tem 82 páginas de “alternativa” ao Programa de Estabilidade, com "o outro caminho", e pede uma redução da carga fiscal;
  • O PCP também vai apresentar um projeto de resolução onde critica aquilo que diz ser a submissão à Europa e as metas do défice e da dívida.
Já Teodora Cardoso defendeu as escolhas de Mário Centeno de reduzir mais o défice do que o acordado e que tanto sono tem tirado à esquerda. É a “adequada na situação atual”, disse a presidente do Conselho das Finanças Públicas no Parlamento, onde esteve a explicar o parecer do Conselho sobre o Programa de Estabilidade.

Olhem quem voltou: Jorge Coelho regressa à administração da Mota-Engil, cinco anos depois de se demitir de presidente. Será vice-presidente do conselho de administração da construtora, mas sem funções executivas.

Hoje deve ser aprovada na generalidade a nova lei da paridade, que aumenta a quota de mulheres no poder político. Como explica a Rita Dinis, PS e BE aprovam, PSD também, CDS dá liberdade de voto e Verdes “não votam contra nem a favor”.

Os serviços de saúde, públicos e privados, provocaram quase 200 queixas por dia em 2017. Os números da Entidade Reguladora de Saúde são divulgados pelo Público.

Miguel Díaz-Canel já é Presidente de Cuba, sucedendo a Raul Castro. Não houve eleição - claro, o país não é uma democracia, lembram-se? -, houve aclamação: o novo líder recebeu 603 votos de um total de 604 deputados. Quem é ele e o que quer? Este vídeo explica em 2m46s.

O secretário-geral da Organização de Estados Americanos veio dizer o óbvio sobre a escolha de Diaz-Canel: é uma "tentativa de manutenção de um regime autocrático dinástico e familiar".

Rudy Giuliani vai reforçar a equipa jurídica de Trump na sua defesa em relação à investigação de um procurador especial sobre a ingerência russa nas eleições. O objectivo é acabar rapidamente com o processo.



Os nossos Especiais
 
O ataque à Síria foi (sobretudo) um mostruário dos novos arsenais bélicos? A polémica é debatida no "Conversas à Quinta" desta semana, entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.

Há 10 anos, Marta e Paulo foram para Londres e fundaram a Marques’Almeida, a marca de moda que já lhes valeu um prémio de 300 mil euros. Rihanna já usou, mas o orgulho deles está na produção: é tudo feito em Portugal. Estiveram em Lisboa,  Condé Nast International Luxury Conference, e falaram com o Mauro Gonçalves.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O regime da irresponsabilidade":"Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os 'acordos' desta semana."

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandes fala sobre os "deputados que não se respeitam nem se fazem respeitar", a propósito da polémica dos subsídios duplicados aos deputados dos Açores e da Madeira.

João Cândido da Silva escreve "Voando sobre um ninho de cacos": "Com a habilidade demonstrada para fazerem voar dinheiro da tesouraria pública, oito deputados estilhaçaram mais um pouco do respeito de que pretendem ser credores".


Notícias surpreendentes

O vestido. As flores. O bolo. Os convidados. A um mês do casamento entre o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, reunimos os pormenores sobre o casamento real do ano. Está tudo (mas mesmo tudo, tudo) aqui.

Na família real britânica há ainda um prémio de compensação: Isabel II pediu à Commonwealth que eleja o príncipe Carlos como seu sucessor na liderança da organização.

E há também uma perda: morreu Willow, o último cão corgi da rainha Isabel II.

A NBA está de luto pela morte de Erin, a mulher do treinador Gregg Popovich. LeBron ou Durant quase foram às lágrimas com a notícia. O Bruno Roseiro conta porque é que "Pop" é tão especial.

São as melhores fotografias de nascimentos do mundo.O primeiro lugar do concurso da Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Nascimentos vai para o encontro imediato entre um bebé e a irmã mais velha.

Há um português entre os melhores fotógrafos do mundo escolhidos pela Sony. Edgar Martins é o melhor fotógrafo de natureza morta e um dos dez melhores do planeta. Além dele, há mais dois portugueses reconhecidos no concurso: Adriano Neves e António Coelho. Veja as imagens.

Ontem foram entregues os primeiros Prémios Auto 2017 Observador. Mais de 40.000 votos dos consumidores permitiram apurar os carros vencedores. E ainda houve um leitor que levou um automóvel novo para casa. A lista completa dos vencedores está aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário