sexta-feira, 20 de abril de 2018

Eu, Psicóloga | Meu filho é muito medroso! E agora?



Ser uma pessoa tão pequena em um mundo tão grande pode ser bem assustador, e algumas crianças são mais medrosas que outras. E, como não compartilhamos dos mesmos pânicos que eles, ficam mais difícil entender o que estão sentindo e até respeitar o porque deles não fazerem coisas que parecem ser fáceis e divertidas.

Mas tem algumas dicas que você pode fazer para ajudar o seu filho a viver melhor com isso.

Mostre que entende o medo dele. Falar para o seu filho que aquilo não tem sentido, é imaturo ou bobo não ajuda de nenhum jeito. Ao invés disso, mostre que entende o que ele sente e que você está ali para ajudar.

Explique o motivo que não ter medo. É preciso um pouco mais de maturidade por parte da criança em entender que não é preciso ter medo de monstros porque não existem. Mas se a criança já é um pouco maior, é bom você senta com ele e entender juntos o porquê daquele medo.

Encoraje, mas não insista. Se o seu filho está com medo de andar na montanha-russa, por exemplo, encoraje-o a tentar. Pode ser que apenas o fato de nunca ter andado antes o deixe tão receoso, mas se demonstrar muito relutância, não insista. Ele pode acabar vindo sozinho, mas insistir tanto pode provocar um medo ainda mais intenso.

Não deixe que o medo do seu filho controle a casa. Tem uma diferença entre entender o medo dele e deixar que isso vire uma coisa normal dentro de casa. Mudar o passeio ou a rotina porque ele tem medos de fantasmas ou parques, faz com que ele entenda que aquele medo faz sentido, o que só piora a situação.

Faça com que ele sinta que você vai mantê-lo em segurança sempre. Independente do medo do seu filho for maior ou menor, fizer mais ou menos sentido, seu papel é se manter calmo e mostrar que está no controle da situação e que é mais do que capaz de garantir a segurança dele.

Fonte: Revista Crescer 


Nenhum comentário:

Postar um comentário