sexta-feira, 20 de abril de 2018

Orçamento Participativo 2018 - A sua ideia, a sua escolha

“A sua ideia, a sua escolha” é o lema do Orçamento Participativo de Torres Vedras, que tem este ano a sua terceira edição. A iniciativa pretende levar os munícipes de Torres Vedras a propor, discutir e eleger projetos que a Autarquia concretizará.

O Orçamento Participativo 2018 conta com o montante de 250 mil euros para financiamento dos projetos em diversas áreas de intervenção que os cidadãos elegerem como prioritários, sendo que a execução de cada projeto não pode exceder o montante máximo de 50 mil euros (já com IVA incluído).

Para isso, qualquer cidadão com mais de 18 anos que seja recenseado no concelho de Torres Vedras pode e deve apresentar as suas propostas nas sessões de participação, que têm início no dia 2 de maio, quarta-feira, na União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça. As sessões irão decorrer em todas as freguesias do concelho até 13 de junho, às segundas e quartas-feiras, às 21 horas.


Datas das sessões de participação:

2 de maio | União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça
Local: Centro de Cultura e Animação de Campelos

7 de maio | União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira
Local: Associação de Socorros de A-dos-Cunhados

9 de maio | União de Freguesias de Carvoeira e Carmões
Local: Centro Educativo da Carvoeira

14 de maio | Freguesia da Freiria
Local: Sede da Sendieira

16 de maio | União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Maxial

21 de maio | Freguesia do Ramalhal
Local: Salão da Casa do Povo de Ramalhal

23 de maio | Freguesia de São Pedro da Cadeira
Local: Polivalente do Futebol Clube de S. Pedro da Cadeira

28 de maio | União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães
Local: Refeitório da Escola Secundária Henriques Nogueira

30 de maio | Freguesia da Silveira
Local: Salão da Comissão de Festas de Silveira

4 de junho | Freguesia do Turcifal
Local: Salão da Casa do Povo do Turcifal

6 de junho | Freguesia da Ventosa
Local: Centro Educativo da Ventosa

11 de junho | Freguesia de Ponte do Rol
Local: Salão Paroquial da Ponte do Rol

13 de junho | União de Freguesias de Dois Portos e Runa
Local: Centro Educativo de Dois Portos


Estas sessões funcionam com base na constituição de mesas formadas por número adequado de cidadãos apoiados por um moderador, que facilita e proporciona o diálogo e a troca de ideias entre os participantes. Cada participante pode apresentar uma proposta para a realização de um projeto e, por mesa, serão eleitas as duas propostas com mais votos a favor e menos votos contra, como as prioritárias para serem votadas em plenário.

Os projetos devem estar alinhados com a estratégia de desenvolvimento sustentável e de melhoria da qualidade de vida que tem vindo a ser seguida em Torres Vedras, ganhando assim enquadramento e coerência, sendo classificados pelas seguintes áreas temáticas de intervenção: a) Educação e juventude; b) Comércio local e turismo; c) Infraestruturas viárias, segurança, trânsito, transportes públicos e estacionamento; d) Apoio a grupos vulneráveis (mulheres, LGBTI, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e minorias étnicas); e) Espaço público, espaços verdes e ambiente natural; f) Comportamentos cívicos, ambientais e solidários; g) Ciclovias e mobilidade pedonal; h) Habitação, urbanismo e reabilitação urbana; i) Saneamento, águas, esgotos e resíduos sólidos; j) Saúde; k) Criação de emprego, formação, empreendedorismo e apoio ao tecido empresarial; l) Desporto e cultura; m) Espaço florestal e agrícola; n) Inovação e conhecimento.

Sublinhe-se que os cidadãos podem participar em quaisquer sessões de participação, independentemente da freguesia em que estejam recenseados.

No calendário do Orçamento Participativo 2018 seguem-se a análise técnica das propostas que foram eleitas nas sessões, de 16 de junho a 15 de julho, a fase de audiência de interessados, e a votação das propostas finalistas, que decorre de 14 de setembro a 4 de outubro.

O Orçamento Participativo de Torres Vedras é um importante instrumento de envolvimento das comunidades na vida do Município, estimulando a sua participação, promovendo momentos de discussão entre os munícipes e reforçando, desta forma, a democracia no Concelho.

Toda a informação e normas de participação do Orçamento Participativo de Torres Vedras 2018 estão disponíveis em http://op.cm-tvedras.pt

Contamos com as suas ideias!
Participe!

Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751


Nenhum comentário:

Postar um comentário