A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, visitou a região do Algarve, no dia 13 de abril, com o objetivo de inaugurar a Unidade de Saúde Familiar (USF) Amendoeira, em Lagos, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rîbat, em Aljezur, e a UCC Mons Cicus, em Monchique.
A criação destas novas equipas de cuidados de saúde primários da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, vêm garantir, reforçar e renovar os cuidados de saúde de proximidade à população nos concelhos de Aljezur, Lagos e Monchique. A cobertura por médico de família a nível regional é atualmente de 85,4%.
USF Amendoeira
Rosa Valente de Matos inaugurou três unidades de saúde. |
São nove enfermeiros, oito médicos de medicina geral e familiar e sete administrativos que compõem a equipa multiprofissional da recém-criada USF Amendoeira do ACES Barlavento, a 15.ª USF a abrir na região. A equipa vai abranger cerca de 13.200 utentes no concelho de Lagos e tem a sede no Centro de Saúde de Lagos, aumentando a qualidade de atendimento aos utentes e minimizando as assimetrias a nível de cobertura médica naquela zona do Algarve.
A equipa da USF Amendoeira, além de promover e apoiar mudanças comportamentais, aproximando os utentes e humanizando o Serviço Nacional de Saúde, compromete-se a prestar cuidados de saúde de forma personalizada, garantindo a acessibilidade, continuidade e globalidade de cuidados prestados à população inscrita. Esta USF de Modelo A abrange ainda o Polo de Saúde de Bensafrim e de Odiáxere, com os horários das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, em Lagos, em Bensafrim (dias úteis) das 9 às 17 horas, exceto quintas-feiras (das 9 às 13 horas) e em Odiáxere (dias úteis) das 9 às 17 horas, exceto quintas-feiras (das 8 às 13 horas).
UCC Rîbat
Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Aljezur, a UCC Rîbat é constituída por uma equipa multidisciplinar de doze profissionais (cinco enfermeiras, duas médicas, uma técnica superior de serviço social, uma higienista oral, uma assistente técnica, uma assistente operacional e uma psicóloga), que pretende dar respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de proximidade às necessidades em cuidados de saúde da população, prestando cuidados de saúde, apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física-funcional ou de doença.
Esta unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Barlavento, da ARS Algarve, funciona entre as 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e abrange cerca de 5.600 utentes no concelho de Aljezur.
UCC Mons Cicus
A UCC Mons Cicus, situada no Centro de Saúde de Monchique, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, abrangendo cerca de 5.700 utentes no concelho de Monchique.
A equipa da UCC Mons Cicus é composta por nove profissionais (quatro enfermeiras, uma assistente técnica, uma assistente operacional, um médico, um higienista oral, uma técnica de serviço social), que prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, por exemplo nas áreas da saúde materno-infantil e dos cuidados continuados integrados, a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo.
Atuam em unidade móvel de intervenção na educação para a saúde e na integração em redes de apoio às famílias.
A entrada em atividade destas três unidades funcionais encontra-se inserida na estratégia assumida pelo Conselho Diretivo da ARS Algarve com vista a reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade, passando neste momento a região a dispor de 14 unidades de cuidados na comunidade (sete no ACES Barlavento, cinco no ACES Central e duas no ACES Sotavento).
O Algarve tem neste momento 15 unidades de aúde familiar. No ACES Barlavento, a percentagem de utentes com médico de família atribuído tem vindo a aumentar de forma consistente e abrange mais de 85% da população. A criação da USF Amendoeira vai contribuir para um aumento significativo da cobertura por médico de família, tendo um ganho assistencial previsto de 6.784 utentes. De destacar que o Centro de Saúde de Lagos passou de 77,8% de utentes com médico de família para 82,2%, entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário