terça-feira, 1 de maio de 2018

II edição do Maio do Azulejo em Ovar | Um mês de (re)descoberta do património azulejar vareiro


Depois da experiência e do sucesso da primeira edição, Ovar – A Cidade Museu Vivo do Azulejo vai continuar a dedicar o mês de Maio a este rico e vasto património, promovendo a II edição do Maio do Azulejo, entre 02 e 31 de maio, com Visitas Guiadas, Exposições, Oficinas, Sessões de Esclarecimento e Atividades Lúdicas.

O Maio do Azulejo propõe para os dias 5, 17, 19, 24 e 26 de maio, Visitas Guiadas com novos temas e novos circuitos, utilizando o azulejo como mote para a descoberta do património religioso (Igreja de Válega, Capela de Nª Sra. de Entreáguas e Igreja de Ovar), do centro urbano de Ovar e da tipologia arquitetónica da casa tradicional ovarense.

A valorização deste valioso património vareiro passa também pela realização de várias oficinas dedicadas à pintura em azulejo, à pintura mural ou ao estuque tradicional, todas já esgotadas. O resultado da primeira oficina resultará na exposição “Novos Padrões”, que estará patente no Espaço Aberto, entre 04 e 31 de maio. Este mesmo espaço acolherá a exposição “Simetrias Triviais” de Pedro Lopes que, tomando como referência a geometria utilizada na decoração do azulejo e a sua presença no nosso meio enquanto elemento decorativo urbano, procede à desconstrução de imagens fotográficas e à sua posterior reconstrução para dar origem a novos padrões geométricos que pretendem representar, de forma descomprometida, uma abordagem do azulejo com uma estética apelativa, dinâmica e contemporânea.

A Praça da República será uma galeria ao livre para acolher a terceira exposição do Maio do Azulejo, a “SOS Azulejo” pelas Escolas do Concelho de Ovar, cuja inauguração decorrerá no dia 4 de maio, pelas 14h00, envolvendo cerca de 380 crianças participantes. Esta exposição resulta de um desafio lançado às escolas do concelho em decorar um prato cerâmico, de uma forma livre, espontânea e criativa, tendo o azulejo tradicional como elemento inspirador, seguindo os objetivos da iniciativa, em alertar e sensibilizar a população mais jovem para a importância e carater único deste património.

No dia 10 de maio, convida-se todos os interessados a participar numa sessão de esclarecimento sobre os mecanismos de financiamento e incentivos à reabilitação urbana, um espaço de discussão e de trabalho que visa um maior envolvimento da comunidade local e respetivos investidores nesta matéria.

O Dia Nacional do Azulejo – 06 de maio - será assinalado através de um passeio orientado pelas ruas da cidade e pela disponibilização, de forma gratuita, do jogo “Vai Passear”. Uma forma divertida de conhecer o património azulejar e a cidade.

Para o vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Ovar, “o azulejo é um dos elementos diferenciadores do nosso território e uma das principais características do centro urbano da cidade de Ovar, que importa preservar, valorizar e potenciar nas vertentes patrimonial, turística, artística e lúdica. Este tem sido um desiderato desde 2013 e pelo qual continuaremos a trabalhar e a desenvolver mais e novos projetos”. Acrescentando que “estamos a dar continuidade a um evento que se revelou um sucesso no ano passado e que permitirá um mês de (re)descoberta do património azulejar vareiro, através da promoção de diversas atividades centradas no azulejo e para um diversificado público, desde a comunidade local, dos mais aos menos jovens, aos amantes e interessados das temáticas azulejares, aos turistas e outros.”

No dia 04 de maio, pelas 16 horas, após a inauguração da Exposição “SOS Azulejo”, a Câmara Municipal de Ovar promoverá um Encontro com Jornalistas, no Espaço Aberto, seguido de uma visita Guiada à Exposição “Simetrias Triviais” de Pedro Lopes.

Consulte o programa na íntegra no link https://issuu.com/cmovar/docs/programa_issuu_maio_do_azulej




Praça da República * 3880-141 OVAR
Tel. +351 256 509 118Fax: +351 256 586 611

Nenhum comentário:

Postar um comentário