segunda-feira, 25 de junho de 2018

360º - “Ir ao banco tem de ser tão fácil como ir ao Instagram”. Se isso não acontecer, morrem. Mais: Bruno de Carvalho recandidata-se e Portugal joga

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O que é que separa a frase “Nunca mais seguirei sequer os eventos desportivos do clube” da frase “Vou a eleições. Vamos ver quem vence”? No caso de Bruno de Carvalho, o que as separa são apenas algumas escassas horas. De manhã, queria abandonar o Sporting; ao início da noite, queria liderar o Sporting.
 
Além de pretender recandidatar-se à liderança do clube, Bruno de Carvalho também quer impugnar a assembleia geral que o destituiu (e, já agora, onde foi votar). Para isso, usa três argumentos: não foi marcada com os artigos corretos dos estatutos; não teve os votos que seriam necessários para uma assembleia geral destitutiva; não foi anunciada no jornal do Sporting.
 
Segundo Bruno de Carvalho, aquilo que o fez mudar de ideias foi o anúncio de que Sousa Cintra seria o presidente da SAD. Aos jornalistas, Sousa Cintra comentou: “Hoje, o Sporting voltou a ser um clube de confiança”.
 
Com mais agitação ou menos agitação, há cinco dossiers que o Sporting tem de resolver imediatamente. O Bruno Roseiro explica os detalhes aqui:
  1. O problema das rescisões dos jogadores;
  2. A planificação da próxima época de futebol;
  3. A solução para os 15 milhões que são necessários até ao fim do mês;
  4. O fecho das últimas contratações para as modalidades;
  5. A elaboração de um novo orçamento para o clube.

Mais informação importante

 Erdoğan venceu as eleições na Turquia e tem mais poder do que nunca. Foi eleito Presidente e a Aliança do Povo, que o apoiou, está em maioria. Sozinho, pode agora escolher o orçamento, legislar e nomear todos os juízes. Um especialista turco deixa o aviso: "Estamos a entrar em terra incógnita".

80% dos créditos que a Ongoing recebeu do Novo Banco e do BCP ficaram por pagar. É um buraco de 700 milhões, escreve o Público

António Vitorino tem “grandes hipóteses” de ser escolhido para Diretor-Geral da Organização Mundial das Migrações, da ONU, no dia 29. A aposta é de Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC.
 
A mudança do Infarmed para o Porto vai custar 17 milhões de euros. Mas, segundo um grupo de trabalho, pode - talvez, eventualmente, se tudo correr bem - significar poupanças de 8,4 milhões daqui a 15 longos, longos anos. O título do JN, que dá a notícia, é: "Mudança para o Porto tornará Infarmed mais eficiente".
 
A partir de hoje, pode ir almoçar com o seu cão (ou com o seu gato) a um restaurante. Já está em vigor a lei que permite a entrada dos animais.
 
No final da reunião informal deste fim de semana, em Bruxelas, para discutir as migrações na UE, Merkel disse que existe “muita boa vontade” para resolver as divergências entre os vários países. Pedro Sánchez, que se estreou em reuniões europeias, assegurou que a proposta conjunta de Espanha, França e Alemanha para criar centros de desembarque de imigrantes em solo europeu “é um bom ponto de partida”.

Nos Estados Unidos, o tom é diferente: Trump defendeu a deportação imediata de imigrantes ilegais, sem sequer serem presentes a um juiz. O The New York Timeschama-lhe "mais um twist".

“Hoje, vou conduzir para o trabalho. E, pela primeira vez, não estou no banco de trás”. Na Arábia Saudita, o dia de ontem foi histórico: finalmente, as mulheres puderam conduzir. Muitas filmaram o momento. 

Uma mulher, Al Hamad, foi direta ao autódromo local para pilotar um carro de corrida. Como pode ver aqui, não é uma saudita qualquer.

 
Novidades do Mundial

Hoje Portugal tem um jogo decisivo, contra o Irão, às 19h. Fernando Santos diz que o adversário é a melhor equipa asiática e avisa que não vai ser fácil. Resumindo: "É uma equipa fortíssima".
 
Fernando Santos e Carlos Queiroz são amigos e conhecem-se há 35 anos, mas o selecionador do Irão já avisou: "Amigos, amigos, futeboladas à parte".
 
Agora que estamos a entrar na última jornada da fase de grupos, como estão as contas de cada seleção? Quem são os apurados, os que estão quase, os que estão de calculadora na mão e os eliminados?
 
Os jogos de ontem trouxeram muitos golos e algumas surpresas:
  • A Colômbia venceu a Polónia por 3-0 e, finalmente, houve Falcao. Há quatro anos, o ex-jogador do FCP falhou o Mundial por lesão e agora é capitão e marcou um golo neste jogo decisivo;
  • Japão e Senegal empataram 2-2 e seguem na luta pelo apuramento;
  • A Inglaterra goleou o Panamá por 6-1mas isso não interessa nada. O que realmente importa é que aos 78 minutos o Panamá marcou o seu primeiro golo.
Bruno Vieira Amaral concorda, na crónica "O dia em que o Panamá marcou um golo": "É incrível como um jogo sem história – tal a diferença entre as duas equipas – acaba por ser histórico. Essa é uma das magias do Mundial, a dos pequenos prazeres estatísticos que proporciona".

Os golos do Inglaterra-Panamá podem ser vistos em 3D aqui. E ainda o golo que deu a vitória (no limite) à Alemaha frente à Suécia, aqui.

O dia ficou também marcado pelo clima de insurreição na seleção argentina. Os jogadores estarão contra a permanência de Jorge Sampaoli e preferem a autogestão contra a Nigéria na terça-feira.
 
Entretanto, já está aberto o nosso liveblog para seguir todos os detalhes do dia de hoje.
 

Os nossos Especiais

“Ir ao banco tem de ser tão fácil como ir ao Instagram”.Se isso não acontecer, morrem. O aviso é de Edwin Van der Ouderaa, especialista da Accenture em serviços financeiros e analítica aplicada à banca e finanças. A entrevista é do Edgar Caetano.

 
A nossa Opinião

Maria João Avillez​ escreve "Qual das Europas?": "Renzi é outro italiano infeliz. Encontrei-o num comboio entre Florença e Roma, blaser azul, computador aberto, rosto fechado: 'O senhor é quem eu estou a pensar que é?' 'Ah... (o rosto abriu) maybe.'”

Alexandre Homem Cristo​ escreve "Deputado não serve para pensar": "Descontando a ineficácia de um e a eficácia do outro, Rio e Costa coincidem no pensamento: os deputados devem calar opiniões próprias e obedecer à liderança, seguindo as orientações de quem mandar".

Luís Rosa​ escreve "Sporting. Uma vitória da democracia, da lei e da ordem": "Quando Vale e Azevedo foi condenado alguns ainda acreditavam nas suas teorias de conspiração. Um erro que os radicais de Bruno de Carvalho também cometem. Em breve, perceberão que foram enganados".


Notícias surpreendentes

Há alguém que faça uma festa maior do que a de Bruno Mars? Ontem, no Rock in Rio, prometeu pôr toda a gente "a suar um bocadinho" e cumpriu. Na crítica ao concerto, o Gonçalo Correia dá-lhe 5 estrelas.

Antes, houve Anitta: a diva brasileira do funk fez história com o seu primeiro concerto na Europa. E ainda tivemos Demi Lovato e Agir (com direito a um pedido de casamento em palco).

No palco secundário do Rock in Rio apareceu o hip hop, com Língua Franca, Bispo, Dillaz e Mishlawi, entre outros.

Fora dos palcos viram-se roupas reduzidas, tranças elaboradas e maquilhagem exuberante. Os melhores looksestão aqui.
 
Marcelo anunciou que pretende passar férias este Verão nas zonas afetadas pelos incêndios. Nós damos-lhe o roteiro. Em Pedrógão, Viseu e Pinhal de Leiria há praias, cascatas, casas de pedra, resorts, desportos radicais e museus.
 
É um dos Carpool Karaoke mais memoráveis de sempre. James Corden deu boleia a Paul McCartney e o resultado, imperdível, está aqui.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário