Enquanto dormia...
... depois de mais um jogo não aconselhável a cardíacos, Portugal passou aos oitavos de final do Mundial em segundo do grupo B, foi parar ao lado do quadro onde estão os 'tubarões', e joga sábado com o Uruguai. A equipa que tem um seleccionador de muletas, não é pera doce: eis três dos seus perigos, outras tantas fraquezas e a dupla terrível Suárez e Cavani.
- A seleção não teve Ronaldo, que falhou um penálti(tal como Messi já falhara, e somou um novo recorde, desta vez dos maus), mas teve um momento mágico de Quaresma: o seu golo de trivela, tal como antes aquele livre de CR7, ja corre mundo. Bem como os memes que originou.
- Era esse golo que dava vantagem a Portugal frente ao Irão aos 90 minutos, enquanto ao mesmo tempo a Espanha perdia com Marrocos. Mas, num jogo com muitos casos, o vídeo-árbitro viu uma mão Cédric na área que valeu o penálti iraniano e validou o golo espanhol de Aspas e tudo virou. Os dois empates (1-1 e 2-2) deram o 1.º lugar a Espanha, que joga domingo com a Rússia. Mesmo assim, os jornais espanhóis não poupam críticas à sua seleção... nem à portuguesa. E o VAR tornou-se o grande protagonista deste Mundial: numa dúzia de jogos, soma quase o dobro das polémicas.
- Foi por causa do VAR que Carlos Queiroz foi muito crítico no final, juntando mais uma ao seu vasto rol de contestações. Quem não gostou de o ouvir foi Quaresma que, numa outra trivela na zona mista, lhe pediu para "respeitar mais os portugueses". O remate duro d´'o mágico' não é uma novidade. É ler a entrevista que deu há um ano ao Rui Miguel Tovar ou este texto sobre as sete (ou serão nove?) vidas do novo herói nacional, um desalinhado de pernas tortas.
- Voltando ao jogo, destaque para a presença das mulheres iranianas no estádio: foi a elas que o Roseiro dedicou a crónica do jogo. Já o João Bonifácio, que só deu notas mais positivas a Pepe e a Quaresma, só olhou para uma equipa de jogadores muito chatos.
- Há uma outra crónica que tem de ler: a do Pedro Vieira, que viu a trivela de Quaresma numa tasca sem bolo do caco e relata tudo desde o Cantinho de S. José. E tem ainda a análise do Bruno Vieira Amaral, que fala do ex machina, e a do Alexandre Borges, que viu Mia Wallace neste Irão-Portugal.
- Falta só dizer-lhe que hoje há mais quatro jogos, entre ele um decisivo para a Argentina, por isso o nosso liveblog do dia já está aberto.
Outra informação relevante
Madeira ilegal do Congo está a entrar na Europa através de Portugal. E o pior é que pode mesmo ter sido comprada pelo Estado português e até ter chegado ao ministério da Defesa. Está tudo num relatório de uma ONG que denuncia a exploração ilegal de madeira congolesa por uma empresa de luso-angolanos. A Cátia Bruno leu e explica.
Depois de ter visto o Portugal-Irão em Belém e antes de voltar à Rússia para assistir ao Uruguai-Portugal, Marcelo viaja hoje de regresso aos Estados Unidos para um encontro com Trump. O Presidente leva a NATO, as Lajes, a energia e as exportações na bagagem, mas há um tema a desfocar a foto na Casa Branca: os Direitos Humanos na fronteira sul dos EUA. O Pedro Benevides já está à sua espera em Washington.
A boa nova é que os EUA abandonaram, “por agora”, a política de “tolerância zero” à imigração.
Na Europa, também há notícias positivas sobre o tema: Itália deixou um barco com ilegais atracar e Merkel está a defender a política migratória junto da sua geringonça. Mas isso não trava a tragédia: há mais migrantes abandonados a morrer ao atravessar o deserto do Saara antes de chegarem ao Mediterrâneo, conta a TSF.
O Benfica está a ser investigado por novas suspeitas de corrupção. O processo Mala Ciao, que ontem levou a buscas quer ao clube da Luz, quer ao V. Setúbal, Desp. Aves, Marítimo, e P. Ferreira, envolve um esquema de empréstimo e contratação de jogadores que o Luís Rosa desmonta nestas cinco respostas. Assim se entende melhor a forma como Luís Filipe Vieira reagiu e negou a alegada manipulação de resultados.
Outro caso que mete futebol é ainda o das viagens pagas ao Euro 2006: os ex-líderes parlamentares do PSD Luís Montenegro e Hugo Soares e o ex-secretário de Estado Luís Campos Ferreira vão ser constituídos arguidos por tererem aceite convites da Olivedesportos de Joaquim Oliveira. São suspeitos do crime de recebimento indevido de vantagem. A notícia é também do Luís Rosa.
No Sporting são tantas as reviravoltas que é difícil resumir a crise em curso. Sousa Cintra foi oficialmente designado como novo líder da SAD e proibiu de entrar em Alvalade Bruno de Carvalho (que voltou a mudar de opinião e já não impugnar a AG -- pelo menos até ao momento em que escrevo). A próxima decisão de Cintra será rescindir o contrato com Mihajlovic: Inácio pode ser treinador de transição.
Pelo meio, o árbitro do jogo 3 da final entre Benfica e Sporting em futsal foi agredido por um grupo de encapuzados, com um pau e uma arma de fogo ao chegar ao trabalho. Segundo a Associação de Árbitros, o calão usado leva a crer terem sido adeptos leoninos. O clube nega.
O exame de Matemática do 12.º ano criou desigualdade entre alunos no acesso ao Superior. A acusação partiu da Associação Portuguesa de Matemática, que critica ter sido apresentado um enunciado único para dois currículos distintos da disciplina. Pode ler o enunciado e os critérios de correção aqui. E os dos exames do 11.º ano aqui e aqui.
A Deco já anunciou a lista de supermercados mais baratos deste ano. O Jumbo voltar a liderar.
Portugal aderiu à iniciativa militar europeia de intervenção sugerida pela França. Mas, apesar do nome, a ideia não é fazer intervenções militares, diz o ministro.
Um dos fugitivos mais procurados na Europa foi detido em Esposende. É responsável por um elaborado esquema de fuga ao fisco.
Depois da EDP 'mãe', a EDP renováveis: os franceses da Engie estão a estudar uma oferta sobre a empresa. Poderá estar uma OPA concorrente à chinesa ou uma proposta para ativos nos Estados Unidos.
Os nossos Especiais
A enxaqueca é muito mais do que uma dor de cabeça. Há quem tenha de se isolar num quarto escuro e silencioso para vencer a dor, mas os sintomas debilitantes podem começar dois dias antes e prolongar-se muito tempo. A Vera Novais falou com especialistas e doentes.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre o PSD e Rio em "A política por linhas tortas": "O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS".
- Laurinda Alves escreve sobre o regresso dos filhos que estudam ou vivem fora a Portugal: "Alguns dos filhos que chegam por uns dias voltarão em breve para países e cidades longínquos, mas os felizardos que esperam sabendo que os seus voltam para ficar, esses vivem uma alegria a dobrar".
- Paulo de Almeida Sande escreve sobre a "Mãe de Todas as Cimeiras" europeias: "A União Europeia está cercada e em risco economicamente. Está cercada e em risco politicamente. Está cercada e em risco geoestrategicamente. O risco é grande, o cerco sério, as saídas escassas".
Notícias surpreendentes
As modelos portugueses foram das que mais brilharam nas semanas da moda internacionais. Estas nove deram nas vistas em Londres, Milão e Paris.
Lisboa já está entre as 100 cidades mais caras do mundo para viver. Subiu 44 posições em relação ao ano passado no estudo global da Mercer.
O príncipe William está a fazer visitas inéditas à Jordânia, Israel e Palestina. Já há 41 fotos desta viagem histórica.
Já sabe, além do Mundial e das polémicas do futebol, tem toda a restante actualidade no Observador. E não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa terça-feira (mesmo com o regresso das trovoadas e aguaceiros)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário