domingo, 3 de junho de 2018

SOCIEDADE | Brigada de Sapadores Florestais que demonstrou limpeza da floresta a António Costa ainda não foi paga pelo Governo

A brigada de sapadores florestais que hoje mostrou o seu serviço ao primeiro ministro António Costa, em Monchique, está a trabalhar há um ano, mas ainda não foi paga pelo Governo à Associação de Proprietários Florestais do Barlavento Algarvio (Aspaflobal).
A brigada é uma das 20 existentes em todo o país, criadas no ano passado pelo Governo após concurso a nível nacional, uma das três no Algarve e a única que, na região, foi constituída por uma associação de proprietários, já que as duas restantes pertencem às Câmaras de São Brás de Alportel e de Aljezur.
«Estamos há um ano a trabalhar, entregaram-nos o jipe, mas ainda não há protocolo e, sobretudo, ainda não há dinheiro», revelou Emílio Vidigal, presidente da Aspaflobal, em declarações ao Sul Informação.
«Nós não paramos de trabalhar, os salários estão em dia, a segurança social e os seguros também. Mas sai-nos tudo do bolso, porque ainda não vimos um tostão dos 40 mil euros de comparticipação anual do Estado», acrescentou.
Emílio Vidigal disse não querer «levantar questões, muito menos políticas», até porque, acrescentou, o secretário de Estado já lhe garantiu que o problema «será resolvido em breve». E, até agora, quem tem pago as contas da brigada é a Câmara de Monchique. Por isso, a Aspaflobal, «por uma questão de cortesia», até emprestou três dos cinco elementos da sua brigada para a demonstração do trabalho de limpeza de floresta que marcou o início da visita do primeiro ministro António Costa a Monchique, esta tarde.
O presidente da Câmara Rui André aproveitou para sublinhar o enorme esforço da sua autarquia, que este ano, só na gestão de faixas de combustível e na limpeza à volta dos aglomerados populacionais, vai gastar 1,5 milhões de euros.
A área do concelho, todo ele na serra, de quase 400 quilómetros quadrados, torna a tarefa ainda mais complicada, acrescentou. «É uma área enorme», admitiu António Costa.
Rui André anunciou ainda que a Câmara de Monchique, como as outras do país, esperou «até ontem, último dia do prazo» para a limpeza da floresta para ver o que ficava efetivamente feito pelos proprietários. «O trabalho ao longo do ano é essencial, mas agora é tempo de ver o que não está ainda feito e avançar imediatamente com essas limpezas», acrescentou o autarca.
Depois de assistir à demonstração da limpeza de uma faixa, o chefe do Governo, acompanhado pelo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, por dois secretários de Estado, o das Florestas e o da Proteção Civil, pelo presidente da Proteção Civil, pelo comandante distrital de Faro e ainda por autarcas, deputados e outras individualidades, visitou o posto de vigia do alto da Madrinha, um dos que, em toda a região algarvia, já estão a funcionar desde princípios de Maio e se hão-de manter até Novembro.
António Costa fez questão de salientar que «o investimento que tem sido feito por proprietários, pelas suas associações, por autarquias, em todo o país, é absolutamente impressionante».
O autarca monchiquense respondeu que «nunca se encontrou tanta abertura por parte das pessoas para fazer este trabalho de limpeza da floresta como agora. As pessoas perceberam que não estão a fazer um favor à Câmara ou ao Governo, mas a si próprias e às suas famílias».
«Há aqui uma mudança cultural, todos têm a consciência de que o que estão a fazer é proteger um património comum, mas também o seu próprio património», reforçou o primeiro ministro.

Quanto ao fim do prazo, António Costa salientou que «o nosso objetivo não é andar a cobrar multas, mas que tenhamos um território mais seguro». «Isto é como ir regularmente ao médico, é uma nova rotina a estabelecer na vida do país».
A última parte da visita oficial teve lugar no heliporto de Monchique, onde estavam perfiladas as viaturas e equipamentos, bem como efetivos, dos bombeiros, da proteção civil municipal, dos sapadores florestais, da GNR (SEPNA e GIPS), do ICNF, do exército, que integram o Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Algarve.
Todo este dispositivo, aliás, já tinha sido apresentado há uma semana, na abertura da feira AlgarSafe, em Portimão, então apenas com a presença do ministro da Administração Interna.
Depois de passar em revista os homens e mulheres alinhados em parada e de ver todos os equipamentos em exposição, nomeadamente o helicóptero estacionado em Monchique, António Costa terminou sublinhando «o trabalho extraordinário» do município monchiquense, mas também «o trabalho imenso que está a ser feito em todo o país e que deve continuar». É que, fez questão de salientar o primeiro ministro, «não há um prazo para limpar, é uma atividade que tem que ter continuidade, se não foi feita ontem, tem de ser feita hoje».
«O desejo de todo nós é que a intervenção não seja necessária, e, sendo necessária, que ocorra tão rapidamente quanto possível», concluiu o chefe de Governo.

Fonte e Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 //  //  //  //  //  //  // 

Nenhum comentário:

Postar um comentário