Enquanto dormia...
... ao início do oitavo dia, o fogo de Monchique foi dado como "dominado" e em fase de resolução. O número de feridos chegou aos 41, um deles em estado grave. 50 casas foram destruídas e arderam 27 mil hectares. O que tornou Monchique o maior fogo da Europa deste ano e deu a Portugal a liderança dos países com mais área ardida em 2018.
Mas afinal o que falhou e porque ardeu Monchique durante sete dias? A Cátia Bruno, a Rita Dinis e o Rui Pedro Antunes fizeram oito perguntas a especialistas para terem respostas às várias dúvidas que surgiram nos últimos dias. E obtiveram explicações importantes.
As críticas avolumaram-se a tal ponto que o próprio António Costa sentiu-se obrigado a esclarecer que as suas declarações sobre Monchique ser a "exceção que confirma o sucesso" foram “descontextualizadas e deturpadas”. Apesar de as ter repetido duas vezes.
Durante muitos dias, o Portimão Arena foi a casa de 144 pessoas enquanto a serra ardia. O João Porfírio conta e mostra como tudo foi preparado e as histórias de quem ali viveu —e de quem os recebeu.
E falta saber o que levou Portugal a recusar dois aviões italianos no início do incêndio, como noticia o DN.
Hoje está de volta a bola: recomeça o campeonato. E, como escrevem o Fábio Ferreira Lima e a Mariana Fernandes, este ano a I Liga vai jogar-se trás para a frente: muito será decidido por quem está entre os postes, entre o veterano Casillas e os recém chegados Vlachodimos e Viviano. O Benfica-Guimarães, que marca o arranque, é às 20h30.
Ontem, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o Sp. Braga empatou 1-1 com os ucranianos do Zorya. E deixou tudo em aberto para o segundo jogo na Pedreira.
Outra informação relevante
Faz hoje uma semana que Santana Lopes oficializou a sua saída do PSD. E agora? Quem o segue? A Rita Dinis foi tentar perceber como o ex-líder e ex-primeiro-ministro tomou a decisão e a comunicou aos seus fiéis. E descobriu que Santana ficou isolado depois da decisão. Há quem se sinta traído e quem lhe cobre não ter recebido sequer um telefonema.
O Governo alterou as classes nas portagens para passar a abranger mais veículos. A alteração vai implicar um processo de renegociação dos contratos e de compensação às concessionárias como a Brisa.
O Estado deixou a coleção de obras de arte do BES, avaliadas em 50 milhões de euros, para o fundo Lone Star. As peças podem ser vendidas mas não podem, para já, sair do país, escreve o Público.
A nova lei da segurança privada vai permitir aos seguranças fazer revistas com apalpação quando antes não lhes era permitido ter contacto físico com os revistados. Terão também acesso às imagens de videovigilância.
Nas eleições do Sporting, falta o anúncio formal, mas deve ser mesmo o fim da linha para Bruno de Carvalho. O coordenador da Comissão de Fiscalização considera que nem pode sequer assinar listas. Mas o ex-presidente insiste numa Assembleia Geral Extraordinária.
O Fisco espanhol devolveu dois milhões de euros a Ronaldo. Dos 18,8 milhões que o jogador pagou depois de ser condenado a dois anos de pena suspensa por quatro crimes fiscais, havia afinal impostos a que não era legalmente obrigado, avança o El Mundo.
Dois adeptos do FC do Porto e um outro jovem foram agredidos por um grupo de portugueses na ilha de Hvar, na Croácia, onde estavam de férias. “Se isto é o desportivismo, não sei o que será a falta dele", diz um dos agredidos.
No Sul de França, são as cheias que estão a causar problemas. Ontem foram retiradas 750 campistas de cinco parques através de helicóptero. E há um cidadão alemão desaparecido.
No Iémen, um ataque aéreo matou dezenas de pessoas. Uma das bombas caiu sobre um autocarro escolar e vitimou várias crianças. A maior parte tem menos de 10 anos.
Os números finais da passagem do Furacão Maria por Porto Rico são assustadores. Morreram afinal 1.427 pessoas e não os 64 inicialmente anunciados, segundo o relatório a que o New York Times teve acesso.
Os nossos Especiais
José tem 22 anos, vende iPhones usados para 10 países e factura 1,3 milhões. O Manuel Pestana Machado conta a sua saga: aos 16 comprou um iPhone e vendeu-o com lucro. Nasceu assim a Forall Phones. Em 2017 abriu a 1ª loja. E agora vende para 10 países e prepara lojas em Espanha, Polónia e China.
Até onde vai a ameaça islamista no norte de Moçambique? O debate do Conversas à Quinta desta semana entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto aborda os ataques de militantes islamistas que incendiaram aldeias e multiplicaram as atrocidades numa região rica em gás e em rubis. Há quem receie o aparecimento de algo tão temível com o Boko Haram.
A nossa opinião
- Paulo Tunhas escreve "Uma lista de Verão, de António Costa à Volta à França": "Temos um primeiro-ministro com tendência para a encenação e a graçola. O ridículo e o obsceno convivem bem e ele, honra lhe seja dada, sabe harmonizá-los como ninguém. A plasticina mental é invencível".
- Fernando Leal da Costa escreve sobre "A Lei de Bases da Saúde: uma apreciação": "Centeno acha que já deu o que podia dar – julga ele –, e se a coisa não funciona a culpa é do madraço que faz de capataz do SNS e da nódoa dos gestores. E não lhe venham com conversas de mais dinheiro".
Notícias surpreendentes
Aí está o novo Galaxy Note 9 e o novo smartwatch da Samsung. O Note 9 tem uma caneta renovada e a maior bateria lançada pela marca. Mas há outras novidades, como colunas inteligentes e o videojogo Fortnite para Android em exclusivo para a série Galaxy.
O novo vídeo do cantor David Carreira está a ser investigado pela PSP. Promove um desafio que consiste em sair do carro em andamento. Chama-se #InMyFeelings e tornou-se muito popular nos Estados Unidos, tendo já provocado vários feridos.
O irmão de Ferran Adrià e mítico parceiro do mano nas lides do velho elBulli veio a Lisboa a convite do chef Alexandre Silva. O Diogo Lopes foi com ele a Peniche apanhar água do mar e outros ingredientes para depois provar da sua (variada) comida. E conta como foi aos que não têm tal sorte.
A NASA lança este sábado a sonda que vai chegar o mais perto do Sol que alguma vez aconteceu. O escudo térmico da “Parker Solar Probe, feito de carbono, vai enfrentar temperaturas perto dos 1.377ºC.
Um fotógrafo italiano reuniu num livro as bibliotecas mais bonitas do mundo. Mafra e Coimbra estão incluídas.
Já tem os assuntos mais importantes para começar o dia. E terá os restantes como sempre no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(E para eles, um alerta: a roupa interior que vestem interfere na fertilidade, diz um grande estudo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário