sexta-feira, 10 de agosto de 2018

COIMBRA · LAZER · REGIÃO Festa das Tasquinhas em Mortágua com David Carreira, The Gift, Raquel Tavares, Tiago Bettencourt e Anselmo Ralph


Entre 14 a 18 de agosto, Mortágua agita-se com a chegada da festa das “Tasquinhas”, como é popularmente conhecida.
A Praça do Município é o ponto de convergência nestes cinco dias de festa, convívio e animação, marcados pelo regresso de muitos conterrâneos que vivem na diáspora e noutros locais do País, e que escolhem este período para gozar as merecidas férias e ao mesmo tempo desfrutar deste ambiente festivo.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, irá presidir à abertura oficial das festas, pelas 19h00, seguindo-se a visita aos vários espaços de artes e performances localizados na envolvência do recinto.
Nestas noites brancas, gastronomia, música, artes e desporto, conjugam-se para proporcionar momentos inesquecíveis de lazer e convívio. Nesta edição, os visitantes terão ao seu dispor 32 Tasquinhas, dinamizadas por Associações Locais, que dão a saborear o melhor da gastronomia local e regional, convidando a jantares de família.
Os concertos são outro motivo de interesse e um forte fator de atração de visitantes, um programa que prima pela diversidade de estilos musicais e a presença de artistas/grupos de reconhecida qualidade.
Este ano o cartaz conta com The Gift (dia 14), Raquel Tavares (dia 15), Tiago Bettencourt (dia 16), Anselmo Ralph (dia 17) e David Carreira (dia 18), que prometem atrair multidões. Os concertos têm início às 23 horas, à exceção de sábado (23h45), sendo a entrada livre.
Como tem sido habitual nos últimos anos, em cada noite e antes da subida ao palco dos artistas e banda nacionais, haverá a atuação de Bandas Locais. Filarmónica de Mortágua (dia 14), Cordas Partidas (dia 15), Maria Monda (dia 16) e Dang Band (dia 17), terão a seu cargo a abertura das noites de palco.
No dia 18 realiza-se a XXVII Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Além de grupos folclóricos nacionais, contará com a participação de dois grupos estrangeiros: G. Folk. de Biscarrosse “Lous Esquirous” – França e  Agrupació Folklorica Aires d` Andratx – Espanha.
Este ano, é uma das novidades, as noites vão contar ainda com a atuação de Dj`s após o final dos concertos (à exceção do último dia), que vão animar a zona das Tasquinhas, onde o público permanece até mais tarde.
O Desporto também marca presença nas festas. No dia 15 realiza-se o IX Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua, a decorrer no Campo de Tiro.
No dia 18 vai para a estrada o 18º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e Município de Mortágua. A prova é pontuável para a Taça de Portugal (Elites e Sub23). O percurso tem uma extensão total de 144 Km, com várias Metas Volantes e Prémios de Montanha.
O programa das festas integra a terceira edição do Manifest`Art, um evento dedicado a divulgar o trabalho, talento e criatividade de Mortaguenses, nas mais diversas áreas artísticas.
Exposições artísticas, performances musicais e teatrais, vão acontecer por vários espaços da zona antiga da Vila e na proximidade do local das festas. Estes espaços vão estar abertos entre as 15h00 e as 23h00. As performances realizam-se diariamente, pelas 19h00.
À semelhança de anos anteriores, paralelamente às festas irá também decorrer a Mostra de Artesanato.
Integrado no programa das festas, no dia 18 irá realizar-se um evento de caráter empresarial, denominado Encontro de Negócios Luso-Luxemburguês, a ter lugar no Centro de Animação Cultural de Mortágua, com início às 9h30.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, Journal BOM DIA e CCILL – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, que conta com o apoio do Município de Mortágua.
A iniciativa pretende estabelecer o contacto direto entre empresários nacionais e empresários de várias regiões do Luxemburgo, com o objetivo de promover e reforçar ações integradas em prol do fomento de novos negócios, valorizando o relacionamento entre os participantes e os mercados dos dois países.

Fonte: noticiasdecoimbra


Nenhum comentário:

Postar um comentário