segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CANTANHEDE: INOVA-EM promove o uso eficiente da água

Resultado de imagem para CANTANHEDE: INOVA-EM promove o uso eficiente da água
A INOVA-EM é uma das 22 entidades nacionais beneficiárias das verbas previstas no concurso destinado a “Promover o Uso Eficiente da Água”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) que o Ministério do Ambiente está a desenvolver. O contrato de financiamento foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da empresa municipal de Cantanhede em 28 de agosto, no Pavilhão Ciência Viva, em Lisboa, no decurso de uma sessão presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
“Água é Vida”, assim de designa o projeto da INOVA-EM, assenta no desenvolvimento de um Centro Interpretativo da Água na captação dos Olhos da Fervença, tendo em vista a realização de atividades pedagógicas e de divulgação de valores ambientais. Despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a água e transmitir conhecimentos para permitir lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável é o grande objetivo desta iniciativa que contempla a criação de circuitos para visitas de estudo, entre outros aspetos.
As estações de tratamento de águas residuais de Ançã e Outil também integram o projeto, neste caso para a divulgação sobre o tratamento das águas residuais e sobre a reutilização das águas tratadas em atividades agrícolas.
Alinhada com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e com os compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal no domínio da sustentabilidade (Plano de Ação para a Economia Circular, Acordo de Paris e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030), esta iniciativa que a INOVA-EM vai desenvolver com o suporte financeiro daquele programa do Ministério do Ambiente inclui diversas ações destinadas a mobilizar a população e os agentes económicos do concelho de Cantanhede para o uso eficiente da água, através da adoção de novos hábitos e da alteração de comportamentos, sensibilizando para a importância da gestão dos recursos hídricos numa perspetiva de sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário