segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Investimento de 1,5 milhões na ampliação da Zona Industrial

A Câmara Municipal tem abertos os concursos públicos para as fases 1 e 2 da ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande (ZIMG) e rede viária da saída norte, o que irá representar um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros.

O preço base do concurso para a fase 1 é de 498.438,18 euros e o prazo de execução é de 180 dias. Para a execução da fase 2, o preço base do concurso é de 1.143.692,69 euros e o prazo de execução é de 180 dias.

A fase 1 da ampliação da ZIMG visa garantir uma segunda entrada e saída na Zona Industrial, através da ligação da Rua da Alemanha à rotunda sul da Estrada do Guilherme, por forma a aumentar as condições de segurança e de acesso às instalações das diferentes indústrias e facilitando o acessos para tráfego que vêm de Sul, quer seja pela A8 ou pela Estrada da Maceira ou pela E.N. 242 (Nazaré). 

Este projeto prevê a execução do arruamento entre a Rua da Alemanha e a Rotunda Sul da Estrada do Guilherme, incluindo a construção dos passeios, da ciclovia, da rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de saneamento doméstico, rede de distribuição de gás, telecomunicações, rede de instalações elétricas e iluminação pública, garantindo todas as infraestruturas para o loteamento.

A fase 2 pretende garantir a ligação entre a Rua da Alemanha e a Rua da Finlândia, reformulando a Rua da Grécia com outro traçado, de modo a dar continuidade a este arruamento até à Rua da Alemanha e consecutivamente até à saída Sul da Zona Industrial, uma vez que a obra da Fase 1 de ampliação da ZIMG vai avançar em simultâneo. 

Este novo traçado da Rua da Grécia vai permitir dar acesso aos novos lotes previsto na ampliação da ZIMG. Este projeto prevê a reformulação da Rua da Grécia entre a Rua da Alemanha e a Rua da Finlândia, incluindo a construção dos passeios, da ciclovia, da rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de saneamento doméstico, rede de distribuição de gás, telecomunicações, rede de instalações elétricas e iluminação pública, garantindo todas as infraestruturas para o loteamento.

Zona Industrial da Marinha Grande

A Zona Industrial da Marinha Grande situa-se no extremo sul da cidade e é limitada a poente pela linha de caminho-de-ferro, “linha do oeste”, com ligação ao porto marítimo mais próximo que se situa na Figueira da Foz. A sul pelo nó de acesso A8, e a poente pela Estrada do Guilherme que liga a Marinha à Maceira, concelho de Leiria.

A ZIMG abrange uma área de 66,3ha, dos quais 57,55ha consolidam os 59 lotes existentes, sendo que 57 se destinam à implantação de indústria. 

Com a aquisição de 13,69ha de terreno é intenção do município proceder, a curto/médio prazo à construção de novos lotes industriais. Atualmente e dado que o Plano Diretor Municipal (PDM) em vigor, não permite de forma célere, ampliar e alterar o plano de pormenor, na totalidade do terreno, uma vez que parte da área se encontra em espaço fora do perímetro urbano, não é possível ao município proceder à construção a curto prazo destes lotes industriais.

Assim a curto prazo, e considerando que parte da área que foi negociada (3.857 ha) se insere em perímetro urbano, sem condicionantes ou servidões de restrição pública de acordo com o Instrumento de Gestão Territorial em vigor, o PDM aprovado por RCM N.º 37/95, de 27 de abril é possível consolidar através de um loteamento urbano, 8 lotes industriais. Este projeto de ampliação encontra-se subdividido em quatro fases, por forma a permitir que o posterior investimento seja feito de uma forma faseada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário