terça-feira, 18 de setembro de 2018

Os desafios que se colocam à investigação de Estrelas de Neutrões debatidos em Coimbra

Meia centena de especialistas na área das estrelas de neutrões, fascinantes objetos do Universo, vão reunir-se em Coimbra entre os dias 26 e 28 de setembro.
Resultado de imagem para Os desafios que se colocam à investigação de Estrelas de Neutrões debatidos em Coimbra
O encontro científico, que se realiza no âmbito da Ação COST PHAROS, terá lugar no Centro de Física (CFisUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
As Ações COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia) financiam projetos desenvolvidos por redes interdisciplinares de investigação e inovação, com o objetivo de permitir avanços científicos que levem a novos conceitos e produtos.
«As estrelas de neutrões são dos objetos mais compactos do Universo. Devido às condições extremas que existem no seu interior, não reproduzíveis na Terra, formam um laboratório único para o estudo de muitos ramos da Física, incluindo a física nuclear e de partículas, relatividade geral, física da matéria condensada, física estatística, física dos plasmas», explica Constança Providência, do CFisUC.
A investigadora esclarece que «a recente deteção de ondas gravitacionais resultantes da fusão de duas estrelas de neutrões abriu uma nova era no estudo destes objetos. Além de ondas gravitacionais, estes objetos também emitem ondas eletromagnéticas, raios cósmicos e neutrinos, pelo que a astronomia de multi-mensageiros irá ter um papel essencial no seu estudo
Equação de estado, propriedades de superfluidez, supercondutividade e transporte no interior das estrelas de neutrões são alguns dos temas que vão ser discutidos no encontro intitulado "Neutron stars: the equation of state, superconductivity/superfluidity and transport coefficients”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário