sexta-feira, 2 de novembro de 2018

360º- As polémicas do único deputado do PAN, que faz biodanza e defende o Butão; o #MeToo chega da Coreia do Norte; e quem se seguirá no Sporting

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

Trump ordenou aos militares destacados para a fronteira com o México para travar a caravana de migrantes da América Central abrir fogo se forem apedrejadosDevem agir como se as pedras fossem “espingardas”, justificou. 

Quase ao mesmo tempo, a Casa Branca impôs novas sanções contra a Venezuela. E acusou o país de Maduro de fazer parte, com Cuba e Nicarágua, de uma "troika da tirania" na América Latina

A Web Summit, que começa esta segunda-feira, está perto de atingir a lotação máximaSão esperadas 70 mil pessoas: Paddy Cosgrave utilizou as redes sociais para anunciar que quase já não há entradas.




Outra informação relevante 
O que era apenas uma hipótese, confirmou-se: o superjuiz Sergio Moro vai ser mesmo o segundo supermininistro de Jair Bolsonaro. Aceitou ocupar as pastas da Justiça e Segurança Pública, desde que possa implementar uma forte agenda anti-corrupção e anti-crime organizado. Deixa para trás 22 anos de magistratura, marcados essencialmente pelo processo Lava Jato que levou à prisão de Lula da Silva. Processo do qual já se afastou por completo mas que vai fazer com que Lula peça um habeas corpus e a anulação do julgamento.

Há críticas à decisão do juiz, sobretudo vindas do lado do PT, que sempre colou as suas decisões jurídicas a uma agenda política. Nos jornais, o Estadão lembra que Moro disse em 2016 que nunca entraria na política, a Veja, por sua vez velhas, recorda afirmações de Bolsonaro sobre ele e a Folha puxa pelas declarações de Fernando Henrique Cardoso, que diz que preferia ver o juiz no Supremo, mas admite que pode ajudar a combater a corrupção.

Entretanto Bolsonaro seguiu os passos de Trump e confirmou que vai também transferir a embaixada do Brasil de Televavive para Jerusalém.

O Sporting continua à procura de treinador depois do despedimento de José Peseiro por mútuo acordo (segundo o que foi comunicado à CMVM). Miguel Cardoso é muito falado, Karanka também é um dos nomes apontados e Leonardo Jardim está de fora.


No Benfica, depois da revelação do já famoso telefonema de Luís Filipe Vieira a negociar Rui Vitória com o Everton, foi a vez do treinador esclarecer que nunca quis sair do clube.

Foi encontrado um pergaminho do século XIV à venda no OLXA Torre do Tombo vai comprá-lo, conta o Público.

As filhas de um empresário algarvio disputam em tribunal um herança de 150 milhões de euros. Em causa estão três hotéis, 532 apartamentos turísticos, duas moradias e 132 lotes de terrenos nos concelhos de Albufeira e Loulé. A história é do CM

Os pais estudam apresentar um queixa-crime contra quem mandou parar as obras na Ala Pediátrica do São João em 2016.  Em causa está o facto de as crianças permanecerem internadas em contentores considerados "miseráveis" desde 2011.

Ainda e sempre Tancos, porque Rui Rio veio agora dizer que só no fim da investigação se saberá se ela originará uma crise política.

A nova lei Uber (e das outras plataformas de transportes) entrou ontem em vigor. Há seis pontos fundamentais que vão mudar e que convém saber.

O feriado de ontem ficou marcado por duas mortes:

Gravações mostram (mais) um escândalo de espionagem na cúpula do PP em Espanha. María Dolores de Cospedal, ex-secretária-geral do PP e antiga ministra da Defesa de Rajoy, pagou por informação sobre um rival interno. As reuniões foram gravadas pelo comissário da polícia subornado.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita terá dito, num telefonema com Jared Kushner, genro de Trump, que Jamal Khashoggi, o jornalista assassinado em Istambul, era um islamista perigoso. A notícia é do Washington Post.

Harvey Weinstein foi acusado de mais um caso de assédio sexual. Segundo a BBC, trata-se de uma menor, uma modelo polaca de 16 anos. São já mais de 70 as mulheres que se dizem vítimas do poderoso produtor de Hollywood, que continua a negar tudo.





Os nossos Especiais
Depois de um feriado e para o que pode ser um fim-de-semana prolongado para muitos, ficam sugestões de trabalhos de leitura mais longa:

André Silva é o rosto do PAN, o partido de um homem só. Alguns descrevem-no como "sonso", outros como uma lufada de ar fresco. O José Pedro Mozos e o João Porfírio passaram uns dias com ele, entre aulas de biondanza e a defesa do Butão, para contar as histórias, as causas e as polémicas de um deputado dançarino.

São José Correia estreou-se ontem no novo espetáculo do Teatro Praga, “Worst Of”, no Teatro Nacional D. Maria II. Em entrevista ao Bruno Horta diz que não liga a política (nem tem cartão de eleitor) e que não é feminista. Por isso confessa sem problemas: “Já fui assediada e já assediei. Quando me incomoda vou embora, já perdi um trabalho assim”.

Outra entrevista importante. A do líder da Opus Dei em Portugal, José Rafael Espírito Santo. Na conversa com o João Francisco Gomes fala da influência da obra nos negócios e na política, das mortificações corporais e do polémico papel das mulheres na organização: “Cada mulher tem em si a capacidade de ser quem cuida da casa”, diz.




A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "A geringonça há de inventar um Bolsonaro em Portugal": "A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar". 
  • Luís Reis escreve "A ponte a pé": "A TAP gere o Porto a pontapé e custa tempo e dinheiro em quantidades incalculáveis aos utentes, às empresas e ao país com a sua ineficiência endémica e, ainda por cima, com uma cara de pau nunca vista". 
  • José Crespo de Carvalho escreve "O elefante? Entregue em casa!": "Alguém me dizia que há casas à venda já sem cozinha. Torci o nariz. Mas é verdade. Para quê uma cozinha se se pode ter a refeição toda em casa com uma aplicação? Ainda que depois posam vir os engulhos".
  • Sebastião Bugalho escreve "Na Europa, com dignidade": "No limbo em que a UE se encontra, entre a confederação e o federalismo, os europeístas precisam de uma injeção de respeito. Caso contrário qualquer solução para o futuro europeu não terá credibilidade". 
  • Helena Garrido escreve "Radicalismos e radicalismos. Aprender com o Brasil": "O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil?".
  • Paulo Tunhas escreve "Portugal ao lusco-fusco": "Tudo parece, sob a batuta de António Costa, viver numa atmosfera de incerteza em que nada é exactamente o que parece, numa ambiguidade organizada que cria as condições da sua própria perpetuação".
  • Jorge Teixeira escreve "Temos de mudar a abordagem da ciência na escola": "Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada".



Notícias surpreendentes 
Está na época deles: é importante saber que frutas e legumes comer em novembro e porquêJá com o frio a apertar, o menu exige vitamina C, para evitar constipações, mas muito mais, como conta o Diogo Lopes.

Acha que é demasiado cedo para já existir a nostalgia dos anos 2000? Olhe que não, olhe que não. O Mauro Gonçalves descobriu os primeiros traços das marcas do início deste século na moda, na música, na tecnologia e no cinema, fruto de um apetite voraz por revivalismo

A série '5 original albums' tem vindo a disponibilizar, de forma económica e compacta, amostras de alguns dos principais artistas do catálogo Blue Note. A Universal estende agora a iniciativa a outras editoras que nos oferecem as vidas do jazz contadas em disco.

Miguel Bonneville vai estrear duas performances documentais no Centro de Artes de LisboaFala da infância, da descoberta da importância da representação, dos homens, das mulheres e de porque é que a indignação indigna. Tal como na entrevista ao Miguel Branco.

O Halloween já passou mas a curiosidade ainda não. Por isso veja como se mascararam Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio e outros famosos.


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Eleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário