sexta-feira, 23 de novembro de 2018

360º - Ata mostra que Câmara de Borba desvalorizou perigo. Há mais dois deputados com presenças-fantasma no Parlamento. É bom acabar com o 2º ciclo?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Uma ata a que o Observador teve acesso mostra que vários responsáveis da Câmara de Borba desvalorizaram os alertas para o perigo de derrocada da estrada. Na altura, em 2014, a discussão foi adiada para uma conferência que nunca aconteceu. A notícia é da Carolina Branco.

Rui Rio falou ontem sobre a "falha do Estado" em Borba. O líder do PSD diz que se tratou de uma "falência do serviço público".

O Alentejo tem 84 pedreiras à espera de legalização especial. A maioria fica em Borba, Vila Viçosa e Estremoz, escreve o Público.
 

Mais informação importante

Há mais dois deputados com presenças-fantasma no Parlamento. Uma investigação do Observador, que levou ao cruzamento da agenda pública de dirigentes de todos os partidos e ao visionamento de mais de 30 horas de imagens recolhidas pela AR TV, revelou os dois casos:
  • José Matos Rosa, antecessor de José Silvano como secretário-geral do PSD, estava em Cabo Verde no dia 3 de fevereiro de 2017, mas tem presença marcada em plenário, registada através do log in pessoal;
  • Duarte Marques, também do PSD, estava no Porto a 4 de maio de 2017, mas, na mesma tarde, fez log in com a sua conta no plenário.

O líder parlamentar do PSD diz que, perante estes casos, só lhe resta "fazer pedagogia". Em reação à notícia do Observador, Fernando Negrão admitiu, vagamente (muito vagamente), "conversar com os outros partidos para mudar alguma coisa".

Já o Ministério Público anunciou ontem que vai investigar o caso da presença-fantasma de José Silvano. O deputado e secretário-geral do PSD pediu rapidez no inquérito.

João Lourenço passou ontem pelo Palácio de Belém, pelo Parlamento e pela Câmara de Lisboa (numa visita que foi seguida por longuíssimas horas de cobertura televisiva non stop) e deixou alguns pontos a seguir:

Houve "gritos" e "muitas críticas" na última reunião da bancada parlamentar do PSD. No final, Fernando Negrão admitiu “alterações” à proposta do PSD contra a especulação imobiliária e garantiu que não vai negociar com o BE.

O número de casos de sarampo na região da Grande Lisboa subiu para 15. E dois são crianças. As situações confirmadas pertencem aos concelhos de Cascais e Oeiras.

O Benfica venceu o Arouca por 2-1 na Taça, com um golo já nos descontos. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "o fundamental é acreditar, mas assim há cada vez menos quem acredite".

No final do jogo, Rui Vitória admitiu erros e mostrou compreensão pela insatisfação dos adeptos. Nas bancadas, houve uma tarja sobre outro treinador: “Benfiquistas, Jorge Jesus? Nunca mais”


Os nossos Especiais

Faz sentido acabar com o 2.º ciclo do ensino básico? E isso acaba com os chumbos? Depois de a ideia ser lançada pela presidente do Conselho Nacional de Educação, a Vera Novais foi perceber o que está em causa. Conclusão: os especialistas defendem que mudar o sistema seria desejável, mas já é menos certo que isso possa ajudar a diminuir os chumbos nos anos de transição.

O ensino superior em Portugal tem novos problemas que precisam de ser resolvidos. Como dar resposta? Veja as pistas em mais um Ensaio do Observador.

Os direitos dos animais chocam com a nossa civilização? No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre touradas, caça e pesca desportiva.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O governo é responsável de quê?":"Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba".

Paulo Tunhas escreve "Nós, o moderado e o velho resistente": "É difícil encontrar melhor exemplo da artificialidade e puerilidade do debate público em Portugal do que a querela sobre as touradas. E também um espectáculo de colossal exercício de hipocrisia".

Tiago Duarte escreve "A história do revolucionário tímido: a propósito da greve dos juízes": "O legislador tem sido brando com esta funcionalização dos juízes, tal como tem permitido a existência de uma associação sindical e o exercício do seu alegado direito de greve".


Notícias surpreendentes

"Sangue & Fogo" chega hoje às livrarias. É o primeiro romance de George R.R. Martin sobre o universo da "Guerra dos Tronos" em sete anos. O Observador publica dois excertos em primeira mão, que pode ler aqui.

John Chau era um missionário que foi à Ilha Sentinela do Norte para converter a tribo mais isolada do mundo ao cristianismo. Mas os sentineleses são um povo indígena extremamente agressivo. John foi morto ao fim de dois dias.

O missionário assassinado ainda deixou um registo sobre o primeiro contacto com a tribo. No seu diário, escreveu: "Podem pensar que sou louco, mas acho que vale a pena anunciar Jesus a estas pessoas".

Os vinhos do Dão regressam hoje a Lisboa, com mais de 30 pequenos e grandes produtores no Mercado da Ribeira. A entrada é livre.

Para acabar, uma boa notícia: o Observador ganhou o prémio de melhor estratégia para redes sociais, nos Prémios SAPO 2018.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário