sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Reguengos de Monsaraz celebra 14.º aniversário da elevação a cidade






O 14.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado amanhã, dia 8 de dezembro, às 21h30, com um concerto do grupo SARJA, no Auditório Municipal. Esta banda é composta por Sérgio Galante (guitarra), Artur Ferreira (bateria), Ricardo Pires (percussão), Jorge Pires (baixo), Tozé Xavier (voz e piano) e Gustavo Veladas (voz e piano) e estão a gravar o primeiro trabalho discográfico, que se vai chamar “Carruagens”.

Nesta noite, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e empresas que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do município. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.

A Medalha de Mérito Científico, que é concedida a pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam de forma decisiva para a inovação, formação e desenvolvimento tecnológico ou científico do concelho vai ser entregue à historiadora Maria Antónia Conde. Professora auxiliar da Universidade de Évora, diretora do Departamento de História, membro do Centro de Investigação de História, Culturas e Sociedade e do Laboratório Hércules – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, todos da mesma instituição de ensino, Maria Antónia Conde é autora de seis livros e de 37 artigos publicados em revistas especializadas, entre os quais “Arte Sacra no concelho de Reguengos de Monsaraz”.

A Medalha de Mérito Cultural, que é atribuída a quem se destacou na literatura, nas artes plásticas, no teatro, na música, no cinema, ou que, de qualquer forma tenha promovido a cultura, a história e o património local, vai premiar o pintor Ilídio Tavares Santos, o poeta e declamador Manuel Valadas Sérgio e o escritor Luís Filipe Marcão.

A Medalha de Mérito Empreendedor é concedida pelo desempenho de atividade nas áreas da gestão, do comércio, da agricultura, da industria e dos serviços que contribua para a promoção e desenvolvimento económico e social do concelho. Este galardão vai ser atribuído à Queijaria Sapata, uma das maiores empresas na área alimentar em Reguengos de Monsaraz que tem merecido destaque pelos galardões recebidos pela sua atividade, como os prémios de Melhor Queijo na categoria de Requeijão de Ovelha nos últimos três anos no concurso Queijos de Portugal, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, mas também por se evidenciar pela inovação tecnológica, ao ser a primeira queijaria a disponibilizar uma aplicação para tablet e smartphone.

Os trabalhadores e colaboradores da autarquia que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública vão receber a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz. Assim, este ano, seis funcionários da autarquia com 35 anos de tempo de serviço vão ser agraciados com a Medalha de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário