terça-feira, 29 de janeiro de 2019

360º - Os carros a diesel têm (mesmo) os dias contados como diz o ministro?; a resposta do CDS à "cor de pele de Costa"; e o dia plano-B para o Brexit

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a polémica sobre o fim anunciado pelo ministro dos carros a diesel continua a agitar o sector. Os clientes ficaram preocupados com a perda de valor destes veículos, mas a ACAP apressou-se a desmentir e a lamentar o que Matos Fernandes não tivesse ponderado o impacto das suas palavras.


A "bomba" ministerial que apanhou o meio automóvel de surpresa é mesmo para levar a sério? Os carros a diesel têm (mesmo) os dias contados? A transição está a acontecer, mas será assim tão rápida? E os carros elétricos têm de facto emissões zero? Foi a todas estas e outras perguntas que a Ana Suspiro e o Edgar Caetano procuraram responder para acabar com as dúvidas criadas.  

No meio da polémica, chegou entretanto um documento assinado por mais de 100 médicos alemães de pneumologia que põe em causa os alegados malefícios do gasóleo"O limite atual de NO2 e poeira de partículas não causa uma única morte", garantem estes especialistas.

Fora de Portugal, hoje volta a ser dia de BrexitO plano B de Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia será de novo debatido e votado no Parlamento britânico entre as 11h00 e as 19h00. E esperam-se novamente cenas 'quentes' na discussão.




Outra informação relevante 
Demorou três dias, mas chegou: nas jornadas parlamentares do CDS houve finalmente uma resposta directa à "cor de pele" de Costa“Foi o grau mais baixo do oportunismo, o grau zero, o bater no fundo. Sobretudo vindo de um privilegiado como ele é, e eu conheço-o. Vítima o primeiro-ministro? Vítimas são os portugueses”, disse Telmo Coreia, apoiado depois por Nuno Melo. Já Assunção Cristas prometeu um "ano histórico" para o CDS e atacou o PSD de seis maneiras diferentes (sem dizer o nome do adversário).

CDS que não quis esperar por qualquer oficialização da "grande vontade" de Marcelo se recandidatar à Presidência e anunciou já que o Presidente terá o apoio do seu partido (enquanto o PSD espera para ver). Nas jornadas parlamentares, os centristas desafiaram ainda os partidos a "irem a jogo" no pacto para a Justiça pedido por Belém e em resposta indireta a Rio, disseram sim a um novo inquérito à CGD.

A instrução da Operação Marquês começou com uma frase já habitual neste tipo de processos. Bárbara Vara, filha de Armando Vara, voltou a repetir que nada sabia da origem dos dois milhões que o pai tinha numa conta offshore em seu nome e que a abriu porque confiava nele. Mas Bárbara deixou algumas pistas sobre as relações sociais de Vara com os restantes arguidos, nomeadamente com Carlos Santos Silva.

O processo prossegue amanhã com a audição da mãe de Bárbara Vara, João Carlos Silva, ex-presidente da RTP, e mais duas testemunhas da filha de Vara. Já o interrogatório ao próprio Armando Vara, previsto para esta tarde, foi adiado para 5 de fevereiro devido à greve dos guardas prisionais que impedem o seu transporte desde a cadeia de Évora.

Uma consultora ligou o ex-ministério da Defesa de Angola à empresa do escândalo da dívida oculta de MoçambiqueDetalhe 1: o ministério era liderado então por João Lourenço (agora presidente) e Manuel Vicente (que chegou a vice e cujo processo judicial Portugal criou uma crise diplomática). Detalhe 2: estão em causa contratos de mais de mil milhões de euros investigados pela justiça norte-americana.

Santana Lopes antecipou-se a Marcelo e foi primeiro ao bairro da Jamaica. E com a polémica ainda a marcar as notícias, fez campanha pela sua Aliança. Disse que não gostou do que viu  e mostrou-se solidário por quem lá vive: "Se morasse aqui também estaria revoltado".

Entretanto, duas turistas filmaram uma detenção violenta da polícia em Lisboa e o vídeo voltou a tornar-se viralA PSP emitiu um comunicado onde desmente as acusações de racismo: na posse do homem detido foram encontrados 17 pacotes de liamba e haxixe

São dois dias com a Função Pública paralisada, uma quinta e sexta-feiraOs dois sindicatos, FESAP e FNE, anunciaram greve para 14 e 15 de Fevereiro contra a ausência de propostas do Governo para aumentos salariais. 

No Índice da Percepção da Corrupção, Portugal mantém-se abaixo da média europeia e o Brasil obtém o pior resultado em 7 anos. O nosso país ocupa contudo a 30.ª posição entre 180 países e territórios avaliados, 21 pontos acima da média global.

O Papa Francisco disse recear “um banho de sangue”  na Venezuela e apelou a um acordo no país. As ONG referem 35 mortos e 850 detenções nesta semana de protestos entre venezuelanos. Já Maduro responsabiliza Trump pela violência que possa ocorrer.

O número de mortos do colapso da barragem do Brumadinho já subiu para 65, havendo ainda 279 desaparecidosAs histórias e os relatos dos sobreviventes são impressionantes: há quem simplesmente diga "acabou tudo!".

Ainda no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro foi novamente operado ao intestino na sequência do atentado sofrido durante a campanha. A cirurgia de nove horas foi concluída com êxito.

Nos EUA, Pelosi convidou Trump a fazer discurso do Estado da União a 5 de fevereiro agora que o shutdown foi suspenso. Noutra frente, o presidente americano subiu o nível de tensão com a Chinaacusou formalmente a Huawei de vender segredos comerciais, de fraude bancária e de obstrução à justiça.

E há uma possível candidatura à Casa Branca que não agrada nem a Trump nem aos democratas. A de Howard Schultz, o multimilionário ex-presidente da Starbucks.

Depois de Julen, um homem de 45 anos morreu num poço em Málaga ao lado do seu cãoO caso aconteceu em Villanueva del Trabuco, localidade a apenas 60 quilómetros de Totalán, onde aconteceu o acidente com a criança de dois anos.

A UE diz que sim. Portugal garante que não há qualquer problema com as laranjas importadas da África do Sul. Quer a ASAE quer o Ministério da Agricultura dizem que não existem herbicidas ou inseticidas nos frutos comercializados no nosso país.

Quanto ao álcool, há más notíciasPortugal já ultrapassou os níveis de consumo da Rússia e está entre os países que mais bebem, com 12,3 litros per capita. Os dados são da Organização Mundial de Saúde, citados pelo Público.

Os casos de sarampo também quase quintuplicaram em Portugal. Mais de metade foram em profissionais de saúde e os especialistas apontam para as diferenças da vacinação nas diferentes regiões, segundo o JN (edição paga).

Os nossos Especiais

Uma nova terapia contra o envelhecimento pode chegar dentro de quatro anosChamam “Fonte da Juventude” a esta nova classe de medicamentos que manipulam as células do corpo humano para travar a sua degradação ou, pelo menos, erradicar muitas das doenças que surgem com o avançar da idade. A Marta Leite Ferreira explica o que são os senolíticos e o que podem trazer.

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Um regime que não acredita em si próprio": "Segundo o presidente da república, a oposição é fraca e o governo tão fraco como a oposição. Vamos preocupar-nos, ou só queremos ouvir o que o presidente diz a Cristina Ferreira?".
  • José Diogo Quintela (bem-vindo) escreve "Por uma vez, Sócrates tem razão de queixa": "A entrada de Armando Vara na Administração da CGD foi como a proverbial colocação da raposa a tomar conta do galinheiro. Tudo bem que já eram galinhas kamikaze, que se ofereciam à morte com volúpia."
  • Laurinda Alves escreve "A urgência da Paz": "Há milhões de jovens que são verdadeiros ‘influencers’ positivos do século XXI por desfazerem preconceitos, lutarem contra estereótipos, protegerem os mais fracos, derrubarem muros, construírem pontes".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "As reformas que continuarão a não ser feitas": "Ligados como estão o envelhecimento e a saúde, o gasto é 25% do PIB (equivalente a 50% dos impostos) e só pode aumentar se nada for feito e se mantiver a iniquidade das pensões!".

Notícias surpreendentes 
Há um novo prodígio na patinagem artística norte-americanaChama-se Alysa Liu, tem apenas 13 anos e é a primeira a vencer um campeonato com esta idade. De tal forma que agora tem de esperar para participar nas competições internacionais.

O colombiano Cristian Borja, de 25 anos, vai ser o novo reforço do Sporting. E tem uma grande história de vida: o lateral esquerdo, que já assistiu à vitória leonina na final da Taça da Liga, é internacional, esteve nuns Jogos Olímpicos e... viu um antigo colega de equipa ser assassinado na sua casa durante um tiroteio.

Do desporto para a realeza e para o primeiro filho de Meghan Markle e do príncipe Harry. Só nasce na primavera mas já são conhecidos alguns pormenores sobre o seu futuro quarto: sem género, pintado com tintas vegan e cheio de gadgets.

Um novo documentário sobre Michael Jackson revela ao detalhe abusos sexuais de menores que terão sido cometidos pelo cantor. A família nega e fala em "linchamento público".

Jack Nicholson reapareceu em público, o que já não acontecia há muito tempo. Mas, aos 81 anos, o actor está irreconhecível... pelo excesso de peso.


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira 
(e apesar do mau tempo, alegre-se e arrisque-se até a sair para jantar fora: afinal Lisboa e Porto estão entre as 20 melhores cidades da Europa para comer em 2019)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário