terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Surrealismo de 120 artistas exposto em Vieira de Leiria




A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no Largo da República, em Vieira de Leiria, tem patente a “Exposição Internacional Surrealismo Now”, que apresenta mais de 160 obras de 120 artistas de 49 países.

A inauguração ocorreu no passado sábado, 26 de janeiro, e contou com a presença da presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira; da vereadora da Cultura, Cidália Ferreira; do representante da Junta de Freguesia, Miguel Noraldo; do mentor da expositor, Santiago Ribeiro; do comissário da mostra, Aquilino Ferreira; de outros representantes de entidades e convidados.

A presidente da Câmara agradeceu a Aquilino Ferreira “por ter sido o impulsionador da exposição e por ter trazido a este espaço a cultura e a possibilidade de sabermos apreciar a arte, desde a escultura à pintura”.

Cidália Ferreira admitiu ser de “vital importância trazer à nossa população e a todos aqueles que queiram vir a Vieira de Leiria uma iniciativa com esta qualidade”, agradecendo, por isso, ao artista Santiago Ribeiro a possibilidade de ver reunida esta quantidade de obras.

A vereadora Célia Guerra reconheceu que “esta é uma oportunidade única para a população do concelho poder observar estes trabalhos, que representam um marco a nível mundial neste movimento artístico”.

A responsável pelo pelouro da Cultura salientou que, “numa altura em que se fala tanto de descentralização, também a Autarquia tem assumido esse objetivo em iniciativas culturais, desportivas e de áreas sociais por todo o concelho”. “Ao exibirmos esta mostra em Vieira de Leiria, queremos partilhá-la não só com a população desta freguesia, como convidar os restantes munícipes do concelho a visitá-la”, continuou.


A “Exposição Internacional Surrealismo Now” apresenta mais de 160 obras de 120 artistas oriundos de 49 países como os Estados Unidos da América, Rússia, Reino Unido, França, Itália, Marrocos, Austrália, Indonésia ou Japão.

São apresentados trabalhos de pintura, escultura, fotografia, desenho e arte digital, onde são visíveis diferentes abordagens e perspetivas do surrealismo.

A exposição pode ser visitada de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 19h00 e das 20h00 às 22h00, não estando ainda definida a data da sua conclusão. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário