quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

360º - Já começou a cimeira sobre abusos na Igreja: Papa pede "medidas concretas". Em Londres, BCP diz que “uma maioria do PS seria boa”

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Começou hoje às 8h da manhã a cimeira no Vaticano sobre abuso de menores. A cerimónia inicial foi transmitida em direto (pode ver o vídeo aqui). O que vai acontecer exatamente nos próximos quatro dias? Saiba tudo nestas 9 respostas.

Na sua intervenção inicial, o Papa pediu "medidas concretas e eficazes" aos bispos: "Pensei em chamar-vos para que, todos juntos, ouçamos o choro dos pequenos que pedem justiça".

Na Igreja portuguesa já houve um avanço: antes de partir para o Vaticano, o cardeal-patriarca de Lisboa encontrou-se com uma vítima. D. Manuel Clemente garantiu: "Se fomos parte do problema, agora temos de ser parte da solução".

Ontem, vários institutos e congregações católicas de todo o mundo admitiram ter contribuído para esconder casos de abusos dentro da Igreja. "Baixamos as nossas cabeças com vergonha", escreveram, num documento conjunto.


Mais informação importante
 
Em Portugal, a posição do banco é: "O BCP não comenta política. Ponto". Mas, lá fora, as coisas mudam. Numa apresentação a investidores, em Londres, um representante do banco disse ver com bons olhos que António Costa tenha uma maioria para a "extrema-esquerda" sair do poder.

Pelo menos ontem, esse equilíbrio de poder entre PS, PCP e BE não se alterou: a moção de censura acabou como se previacom o apoio apenas do CDS e do PSD. Na crónica do debate, o Pedro Benevides escreve que Assunção Cristas não saiu ilesa, mas também não saiu derrotada.

A notícia foi avançada pelo Observador: no caso EDP, o juiz Ivo Rosa teve uma nova derrota na Relação de Lisboa, sendo acusado de violar "a legalidade democrática" e de ter uma "persistente" interferência na investigação do Ministério Público. Mais: foi pedida a avaliação de eventual matéria disciplinar.

O Aliança perdeu um dos seus vice-presidentes: Carlos Pinto, ex-presidente da Câmara da Covilhã, foi suspenso na sequência de uma acusação de peculato e prevaricação. O partido de Santana Lopes admite agora obrigar todos os membros eleitos a apresentarem o registo criminal e uma declaração de compromisso ético.

Há mais uma greve na saúde: os analistas clínicos, radiologistas e outros técnicos de diagnóstico e terapêutica estão paralisados por causa do fim das negociações com o governo e da aprovação da nova carreira sem acordo dos sindicatos.

Já os enfermeiros, ameaçam com medidas mais drásticas. Em entrevista ao Negócios, a bastonária da Ordem avisa que eles “já não têm nada a perder”.

Eis uma medida drástica: quem é o enfermeiro que ontem começou uma greve de fome? Carlos Ramalho, presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses, instalou-se frente ao Palácio de Belém depois de comer uma última refeição (lulas recheadas).

A Revolut, uma das "fintechs" em maior crescimento global, vai abrir um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e está a contratar 70 pessoas. Os planos são que a equipa cresça.

Nicolás Maduro está a tratar de coisas importantes: antecipou o início do Carnaval para 28 de fevereiro e anunciou ainda o pagamento de um bónus económico aos titulares do "cartão da pátria", promovido pelo partido no poder.

A Juventus perdeu por 2-0 com o Atlético de Madrid e as coisas na Liga dos Campeões ficaram mais complicadas. Os culpados foram os uruguaios: depois de tirarem o Mundial a Ronaldo, estão perto de lhe tirar também a Champions.

Ronaldo ficou furioso por ter ouvido cânticos na bancada sobre a sua dívida ao Fisco. No final, atirou: “Eu, cinco Champions. Atleti, zero. Eu cinco, Atleti zero”.

Houve outro português num jogo importante: Bernardo Silva voltou a dar nas vistas no 3-2 do Manchester City frente ao Schalke 04.


Os nossos Especiais

Eles foram "os falcões do Biafra". Entre 1967 e 1970, a criação da República do Biafra gerou a guerra civil nigeriana e o Estado Novo apoiou o regime secessionista. Um novo livro conta a história dos aviadores portugueses envolvidos no conflito. Pode ler a pré-publicação aqui.


A nossa Opinião

Paulo Tunhas escreve "Cozinha aérea, teatro de refeições e dieta linguística": "Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O 'espaço de liberdade' não se ganha sem sacrifícios".

Luís Teixeira escreve "A saúde é um negócio": "Não há nenhuma evidência de que impedir organizações privadas na saúde melhore os cuidados. Pelo contrário: o monopólio estatal traduz-se geralmente em iniquidade, desperdício e nepotismo".


Notícias surpreendentes

A Samsung apresentou o primeiro telemóvel com ecrã dobrável da marca, o Galaxy Fold. Vai custar cerca de 2.000 euros. Há mais quatro novidades: três novos telemóveis Galaxy S10; o primeiro modelo com 5G; novos auriculares sem fios para combater os Airpods; uma pulseira e um relógio inteligente virados para o desporto.

Hoje estreia “Os Irmãos Sisters”, um western do francês Jacques Audiard, com Joaquin Phoenix e John C. Reilly. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Monrovia, Indiana” é um documentário de Frederick Wiseman sobre a vida numa comunidade rural de 1400 habitantes; “Se Esta Rua Falasse” é o novo filme do realizador do vencedor do Oscar "Moonlight".

Uma árvore num quadro de Da Vinci pode ter uma mensagem escondida sobre a origem da Terra. A tese é do poeta e crítico cultural americano Kelly Grovier.
 
“Se alguém descobrisse, íamos para a prisão.” O primeiro trailer de "Leaving Neverland", o documentário sobre os alegados abusos de Michael Jackson, dá voz às vítimas.

Agora pode receber duas newsletters do Observador através do WhatsApp: de manhã é enviada a 360º e à tarde a Hora de Fecho, com o resumo das últimas notícias. Para subscrever, basta vir aqui. Só precisa de ler e aceitar a política de privacidade, abrir a aplicação do WhatsApp no seu telemóvel e guardar o contacto que lhe aparece como “Observador”. Por último, envie a mensagem que surgiu no visor e que foi pré-definida por nós.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário