domingo, 17 de fevereiro de 2019

PIB nacional aumentou 2,1% em 2018


O Produto Interno Bruto (PIB) português teve um aumento homólogo de 1,7% em volume no 4º trimestre de 2018 (2,1% no trimestre anterior), indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo aquele organismo, “a procura externa líquida apresentou um contributo para a variação homóloga do PIB mais negativo que o observado no trimestre anterior, refletindo uma diminuição em volume das exportações de bens. Em sentido contrário, o contributo positivo da procura interna aumentou, em resultado da aceleração do investimento e do consumo privado”.

Comparativamente com o 3º trimestre de 2018, o PIB aumentou, em termos reais, 0,4% (0,3% no trimestre anterior).

Em 2018, o PIB aumentou 2,1% em volume, menos 0,7 pontos percentuais que o observado no ano anterior. Esta evolução, acrescenta-se no documento, “resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das Exportações de Bens e Serviços mais acentuada que a das Importações de Bens e Serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do Investimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário