sábado, 16 de março de 2019

CURSO DE TÉCNICO SUPERIOR EM GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Arranca a 9 de maio, com sessões presenciais e à distância

CURSO DE TÉCNICO SUPERIOR EM GESTÃO 
DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (2ª ed) 


Tem inicio marcado para 9 de maio mais uma edição, a segunda, do Curso de Técnico Superior em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, promovido e organizado pela UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, numa parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Associação Portuguesa de Certificação (APCER).

Destinado a empregadores e trabalhadores que pretendam desenvolver atitudes preventivas, licenciados ou bacharéis que já exerçam ou pretendam vir a exercer a atividade, empresários, gestores, quadros médios e superiores com possibilidade de influenciar as condições de trabalho nas suas organizações, candidatos à obtenção do título profissional de Técnico Superior em Segurança no Trabalho, junto da ACT, trabalhadores designados e outras pessoas interessadas em ter formação superior alargada e certificada neste âmbito,  o curso tem a duração de 620 horas, sendo 140 horas presenciais e 360 à distância, às quais se somam 120 horas de estágio em contexto real de trabalho.

Confere, a quem termine a formação com aproveitamento, direito a Certificado de Aptidão Profissional como Técnico Superior em Segurança no Trabalho, acesso à certificação como Auditor Interno de Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001:2018) e de Ambiente (ISO14001:2015), pela APCER, 22 créditos ECTS, para prosseguimento de estudos de nível superior, e, ainda, certificado do Curso de Suporte Básico de Vida.

Na União Europeia, os acidentes de trabalho traduzem-se em quebras significativas da produtividade e, em Portugal, os problemas da sinistralidade laboral e das doenças profissionais apresentam uma dimensão ainda, superior à média dos países da União Europeia.

Justifica-se, assim, que as organizações sintam, cada vez mais, a necessidade de reunir competências alcançar e evidenciar um sólido desempenho em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho (SGSST) auxilia as organizações a alcançar os objetivos de SST num contexto de obrigações de conformidade cada vez mais rigorosas, de desenvolvimento de politicas económicas e outras medidas indutoras de boas praticas de segurança e saúde no trabalho.

Decorrente da regulamentação em vigor, para poder aceder à formação de Técnico Superior em Segurança no Trabalho, os interessados devem possuir uma licenciatura não abrangida pela alínea a) do n.º 1 do artigo 5.º da Lei n.º 42/2012 de 28 de agosto, ou um bacharelato.

São propósitos do curso formar Técnicos Superiores em Segurança e Saúde no Trabalho, com competências para organizar, desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra os riscos profissionais no contexto dos serviços de segurança e saúde do trabalho; e proporcionar a formação necessária em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho e em auditoria de sistemas de gestão, que permita aceder à certificação como auditores internos SST, pela APCER.

A coordenação científica da formação é da responsabilidade da professora Ana Isabel Miranda (UA), sendo a coordenação pedagógica uma responsabilidade conjunta das professoras Helena Nadais (UA) e Mariana Carrilho (APCER) e da engenheira Dora Gonçalo (APCER).

Também a equipa de formadores é constituída por docentes da Universidade de Aveiro e por formadores, consultores e auditores da APCER.

Inscrições e informação mais detalhada disponível em:


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário