terça-feira, 2 de abril de 2019

Marinha Grande | Semana de Educação exibe multiculturalidade até 6 de abril



A XV Semana da Educação e Juventude (SEJ) teve início esta terça-feira, 2 de abril, na Marinha Grande, com a participação de escolas do concelho, do ensino pré-escolar ao ensino superior.

O evento, subordinado ao tema “Multiculturalidade”, decorre até 6 de abril em diversos espaços municipais localizados no Centro Tradicional da cidade e apresenta um vasto programa que inclui cerca de uma centena de atividades direcionadas para a comunidade educativa e suas famílias e cuja participação é gratuita.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, refere que “a SEJ tem para nós um interesse fundamental, porque é um projeto antigo do concelho, que reflete o que é feito nas escolas, desde o pré-escolar ao ensino superior”.
O tema da multiculturalidade pretende ser uma consciencialização “para aceitar a diferença, aceitar o outro e o respeito pelas vivências das várias culturas, neste mundo que queremos seja de paz e de harmonia”, admite a presidente. Para além disso, Cidália Ferreira recorda que o tema “reporta-nos para aquilo que foi o desenvolvimento do nosso concelho e o seu início quando, em 1769, o inglês Guilherme Stephens veio para a Marinha Grande. Ao longo destes séculos, a população soube aproveitar, dinamizar, projetar, desenvolver e dar a conhecer a nossa terra ao mundo”. 

A presidente Cidália Ferreira destaca que “o nosso concelho é um exemplo no País, quando sabemos que tem tanto peso na balança comercial, e é um exemplo para o mundo”. Tal facto, deve-se “aos nossos empresários e seus trabalhadores” e “à formação dos nossos estabelecimentos de ensino”.

O presidente do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Pedro Lopes, considera que “é uma grande alegria e orgulho podermos participar neste evento que une o concelho, as escolas e que mostra a diversidade dos alunos que temos e das famílias que vêm trabalhar para a Marinha Grande”. A SEJ “mostra todo o trabalho e profissionalismo, dos alunos, professores e assistentes operacionais, que muito nos orgulham e temos aqui a prova que as escolas continuam a trabalhar muito em prol da sociedade local, regional e nacional” e para a garantia de uma “escola inclusiva e multicultural”, continua o diretor.

Para o sub-diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Mário Marques, “o tema transmite um conjunto de valores que trabalhamos diariamente nas escolas. A multiculturalidade não é só uma questão da Marinha Grande, mas também o facto de sermos cidadãos do mundo e reflete muito do trabalho que fazemos diariamente nas nossas escolas”.

Segundo a diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa, “temos mostras do que vamos fazendo com os alunos e traremos os alunos e encarregados de educação do Agrupamento da Vieira à Marinha Grande”. A responsável continua dizendo que “é sempre bom vermos o trabalho de todos os Agrupamentos, pela troca de experiências, pois é uma forma do concelho promover a educação”.


A XV SEJ pretende envolver jovens estudantes, pais e encarregados de educação, professores, psicólogos, conselheiros e orientadores escolares e, de uma maneira geral, todos os que se interessam pelas áreas da educação e juventude, na região centro e em particular na Marinha Grande.

O programa da SEJ está disponível em www.cm-mgrande.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário