segunda-feira, 1 de abril de 2019

Movimento Cidadãos por Coimbra propõe plano de arborização da cidade

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) defende a elaboração e a execução urgentes de um plano de arborização da cidade, que seja encarado como “uma causa” e não como “um adorno mediático”.
Resultado de imagem para Movimento Cidadãos por Coimbra propõe plano de arborização da cidade
Em Coimbra, “o problema não se mede apenas pelos danos causados pela [tempestade] Leslie e instalou-se ao longo das últimas décadas: o verde urbano diminuiu drasticamente”, afirma o coordenador do CpC, Jorge Gouveia Monteiro.
A cidade tem vindo a “perder árvores há muitos anos” - por “abate e não substituição, por incumprimento dos promotores de loteamentos e falta de fiscalização camarária quando da receção das obras, até por escolha de espécies não adequadas aos locais”, alerta.
“Há muitas e muitas centenas de caldeiras vazias, porque nunca levaram as árvores previstas ou porque essas morreram ou foram abatidas” e não foram substituídas, sublinha ainda o coordenador do CpC, que tem dois eleitos na Assembleia Municipal.
O anúncio de plantação de cerca de 150 árvores em quatro locais, feito no dia 21 de março deste ano, numa cidade que “perdeu milhares de árvores só com a tempestade Leslie”, dá, no seu entender, uma imagem de como os poderes públicos estão a lidar com o problema.
“A banalização do ritual faz com que as pessoas encolham os ombros”, refere.
Em vez disso, “é urgente um plano de arborização da cidade, aberto à participação de todos, com as juntas de freguesia, as empresas do ramo, os cidadãos e cidadãs voluntários/as que quiserem integrar-se nas equipas”.
Trata-se de “uma causa de cidade, não de um adorno mediático”, salienta o CpC.
O movimento vai propor, por isso, o agendamento da discussão na Assembleia Municipal de um plano de arborização da cidade, que “é necessário e urgente”.
O plano baseia-se num estudo – “Dez motivos para plantar e manter árvores nas cidades e o diagnóstico para Coimbra” – feito pelo Grupo de Trabalho Recursos Naturais, Ambiente e Energia do CpC, coordenado por Anabela Marisa Azul, bióloga especializada em ecologia e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (UC), e por Adelino Gonçalves, professor do Departamento de Arquitetura da UC.
Apontando vários exemplos da “desarborização massiva de ruas e avenidas em Coimbra”, o estudo, a que a agência Lusa teve acesso, defende que o problema deve impulsionar “a oportunidade singular de repensar uma cidade verde que possa ter um índice de qualidade do ar com a classificação de ‘muito bom’ na maior parte do ano”.
Depois de se deter em cada um dos “dez motivos para plantar e manter árvores nas cidades” – qualidade do ar, barreira ao som e ao vento, sombra, ventilação e poupança de energia, saúde e bem-estar social e cultural, qualidade de água e regulação dos sistemas hídricos, retenção de carbono e estética, entre outros – o estudo avança com um diagnóstico para Coimbra e compara o nível de arborização de diversos espaços, designadamente com recursos a fotografias de há alguns anos e de hoje.
As espécies de árvores, arbustos arbóreos e árvores de pequeno porte mais indicadas para cada situação são outro dos aspetos abordados.
“Nas regiões com clima quente e seco no final da primavera e verão, com influência mediterrânica, como é o caso de Coimbra, e a maior parte do nosso território, a plantação deve ocorrer no outono e inverno”, defende o trabalho, referindo que isso facilita o desenvolvimento do “sistema radicular numa fase de dormência da árvore”.
O CpC está a lançar uma campanha de sensibilização, designadamente através da divulgação do estudo, para alertar a população para “a importância do verde urbano”, sustentando que “as ações de cidadania podem ter o efeito multiplicador para impulsionar a transição para centros urbanos sustentáveis e com maior capacidade para a gestão de riscos, nomeadamente no contexto de alterações climáticas”.
Lusa / MadreMedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário