segunda-feira, 3 de junho de 2019

COIMBRA | Turismo do Centro destaca as 93 “praias douradas” da região eleitas pela Quercus

O Centro de Portugal é a região que apresenta mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela Quercus, num total de 93 praias distinguidas entre as 375 zonas balneares nacionais, revelou hoje a Turismo Centro.

Das 93 praias galardoadas no Centro de Portugal, 67 são costeiras, 25 são interiores e uma é de transição.
“Merecem destaque, pelo número, as 12 praias do concelho de Torres Vedras, as 11 de Peniche e as nove da Figueira da Foz”, destaca a Entidade Regional presidida por Pedro Machado.
Para poderem receber a distinção “qualidade de ouro” da Quercus, as praias têm de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas quatro épocas balneares.
Além disso, em 2018, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear.
“Esta lista é mais uma confirmação da excelência das praias do Centro de Portugal. Longe das zonas balneares massificadas, onde muitas vezes se torna difícil encontrar lugar para estender uma toalha, nestas praias há espaço – e tempo – para usufruir de um descanso merecido”, refere Pedro Machado, que preside a uma entidade que agrupa cem municípios.
Entre as localidades galardoadas, destacam-se no litoral todas praias situadas entre São Jacinto e a Figueira da Foz, nomeadamente Vagueira e Areão (Vagos), São Jacinto (Aveiro), Barra e Costa Nova (Ílhavo), Mira e Poço da Cruz (Mira), Palheirão e Tocha (Cantanhede).
Destaque também para o número (mais de 20) praias do interior contempladas, a maioria de rio ou de barragem.
As praias do Centro de Portugal, quer estejam junto à beira-mar quer sejam de interior, nos rios, lagos e albufeiras, têm verdadeira qualidade de ouro. São um luxo nos dias de hoje”, sublinha Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário